Com que profissão eu vou?!

Está se preparando para o Enem e outros vestibulares? Que profissão escolheu? Não escolheu?! Está ansioso?! Ansiedade, angústias e incertezas marcam o processo de escolha da profissão. Esses sentimentos são comuns porque é uma escolha importante, mas não é para a vida toda.

Você está escolhendo uma carreira que se inicia. Escolher a profissão não significa definir toda a sua carreira. A profissão faz parte do seu projeto de vida, mas é preciso ter em mente que o mercado muda, as pessoas mudam. Muita coisa pode mudar pelo caminho.

Escolher uma profissão não é um processo fácil. Não há uma resposta simples e direta. É você quem vai encontrar essa resposta. Tenha papel ativo na escolha da sua profissão. Busque informações na escola, na família, na universidade que pretende cursar e com profissionais experientes.

Comece considerando as disciplinas que mais gosta e tem mais facilidade. Você tem melhor desempenho nas provas de matemática ou nas de português? Em biologia ou em história? Algumas pessoas gostam mais de escrever, de literatura e filosofia. Depois, cursam letras e trilham a sua carreira. Não há uma receita certa. Mas é uma boa pista para se vislumbrar a profissão que mais combina com você.

Considere também suas características de personalidade. Tente responder algumas perguntas: sou uma pessoa dinâmica ou pacata? Prefiro me relacionar com muitas pessoas ou com poucos amigos? Gosto de ambientes fechados ou aqueles que posso estar em contato com a natureza? Sou mais empreendedor ou aprecio mais a estabilidade? O autoconhecimento é importante para se projetar numa profissão.

Fonte: Foca na Carreira
Fonte: Foca na Carreira

Avance e busque informações mais relevantes sobre as profissões que já estão transitando na sua lista. Como é o campo de trabalho de determinada profissão? Qual é a média de salário desses profissionais? O que determinada profissão exige do profissional? Afinal, existem muitas profissões e cada uma com as suas particularidades.

Procure um profissional que já está inserido no mercado de trabalho. Procure conhecer o dia a dia de trabalho dele. Esse contato pode ajudá-lo a perceber se aquela rotina profissional tem muito ou pouco a ver com você, ou com o que quer para sua vida.

Visite faculdades públicas e privadas para conhecer a rotina, o ambiente, as disciplinas. Procure conversar com o coordenador do curso. Ele é a pessoa mais preparada para dar todas as informações de que você precisa. Esta é uma atitude que pode ajudá-lo a ter certeza de que está fazendo a escolha mais afinada ao seu perfil.

Procure um orientador profissional para ajudá-lo a refletir sobre você mesmo, sobre seu cotidiano e mercado de trabalho. Depois de pensar sobre os pontos acima e sobre outros que considerar importante, haverá um momento em que terá que escolher a sua profissão. Será uma escolha consciente porque foi feita com base em pesquisas e reflexões.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp