Ciências da Natureza – A resposta pode estar na questão

O Enem cobra do aluno a capacidade de entender o que está lendo, ou seja, competência leitora. Com concentração, leitura atenta e comparação entre as informações disponíveis na pergunta e nas alternativas de solução, você poderá responder a diversas questões. A seguir, mostraremos questões de ciências da natureza do Enem 2015 que cobraram a competência leitora.

1 (Enem 2015). Durante uma expedição, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem água e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivíduos teve um acréscimo em um dos seus processos funcionais.

Nessa situação o sistema excretor dos estudantes

a) aumentou a filtração glomerular.

b) produziu maior volume de urina.

c) produziu urina com menos ureia.

d) produziu urina com maior concentração de sais.

e) reduziu a reabsorção de glicose e aminoácidos.

Comentário: o grupo citado tomou sol o dia todo e começou a sentir sede. A descrição e o sintoma são indicadores de desidratação e, possivelmente, insolação. Diante deste quadro, o sistema excretor reabsorve mais água nos túbulos renais, o que diminui o volume de urina e aumenta a concentração de sais. Esta é uma questão típica de competência leitora que exige noções de interpretação de texto e conhecimentos básicos do funcionamento do corpo humano.

Gabarito: d

2 (Enem 2015). Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (Ibn al-Haytham; 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da ótica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em um tecido utilizado como anteparo.

Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao (à)

a) íris.

b) retina.

c) pupila.

d) córnea.

e) cristalino.

Comentário: A retina é a região na qual a luz projetada pelo cristalino é captada por células fotorreceptoras (cones e bastonetes). A questão exige que você compreenda uma analogia entre a ilustração de uma câmara escura, retirada do livro da Óptica de Alhazen, e o olho humano.

Gabarito: b

Quando falamos em competência leitora, não estamos apontando apenas de textos escritos, mas também de fotografias, mapas, ilustrações, gráficos e tabelas. Todas essas formas de comunicação trazem informações fundamentais para um bom desempenho em todas as áreas do Enem.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp