Carnaval e a cultura popular brasileira

Carnaval

O carnaval possui origens que remetem à Idade Média, alguns afirmam inclusive que existe raízes em festividades de Roma Antiga, porém essa festa que temos hoje acaba se tornando única em terras brasileiras. O carnaval brasileiro acaba se difundindo de uma maneira tão geral pelas culturas populares nacionais que chega impossível tratá-lo no singular. Portanto, vamos entender um pouco mais sobre alguns dos diversos carnavais e suas ressignificações na cultura popular brasileira!

Os bonecos de Olinda

Pernambuco é famosa por ter uma das celebrações mais únicas de carnaval. A figura dos bonecos enormes que desfilam junto com os blocos trazem sempre representações de figuras célebres. Seja para homenagear, seja para criticar, os “bonecos de Olinda” viraram uma marca do carnaval brasileiro.

Carnaval

Os trios elétricos de Salvador

Para todos que gostam de pular carnaval, o desejo de um dia passá-lo em Salvador para dançar atrás do trio elétrico é algo que faz parte dos planos em algum momento da vida. A folia em Salvador costuma ganhar som aos toques de axé e samba, muito típicos da cultura popular baiana.

Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro

Em janeiro, os assuntos na cidade carioca passam a ganhar temas como “já escutou o samba da escola tal?”. Os desfiles das escolas de samba marcam a representação maior do carnaval do Rio de Janeiro e, devido a cosmopolitização do evento, muitos não sabem que eles representam e elogiam antes de tudo a comunidade a qual aquela escola de samba pertence. Exemplo, a Estação Primeira de Mangueira vem sempre visando representar a comunidade da Mangueira.

No entanto, por mais que a origem das escolas de samba tenha sido no Rio de Janeiro, diversas outras cidades, como São Paulo e Manaus, também possuem desfiles que marcam a cultura popular local nessas regiões.

Os blocos de Ouro Preto

Blocos de rua são uma marca generalizada no carnaval brasileiro, porém, em Ouro Preto, as pequenas ruas e vielas ganham um mar de gente em fevereiro. A cidade histórica ganha uma nova cara na manifestação da folia mineira.

Independente da região, o carnaval possui algo em comum em todas as suas manifestações: ele representa a cultura popular brasileira. A ocupação das ruas pelo povo marca uma resistência cultural muito importante, porque o Carnaval sempre foi uma festa popular e esse seu caráter faz com que, através dele, em cada região, o local ganhe voz e se reforce como identidade.

Antes de ser uma festa para gringo ver, o carnaval é uma resistência e existência da cultura popular brasileira!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp