Biologia para o Enem: Conheça o sistema excretor urinário

No nosso corpo existe um conjunto de órgãos responsável por eliminar tudo aquilo que seu organismo não necessita, o chamado Sistema Excretor. Hoje, vamos entender como funciona um dos principais sistemas excretores do nosso organismo: o urinário.

Este sistema excretor é formado por órgãos responsáveis, principalmente, pela filtração do nosso sangue. Os órgãos que o compõem são: um par de rins, um par de ureteres, bexiga e uretra.

A função deste complexo sistema é eliminar as substâncias que estão em excesso, com o fim de manter o equilíbrio essencial para o corpo e para um bom funcionamento das células com o meio.

530d0badc6936-sistema-urinarioOs nossos rins estão localizados na parte dorsal do abdome e possuem a capacidade de extrair substâncias tóxicas e em excesso do sangue, através dos milhões e pequenos filtros denominados néfrons.

Os néfrons podem ser classificados como a unidade funcional dos rins, apresentando duas partes principais: córpusculo renal e o túbulo néfrico. Nele ocorrem os processos de filtração, reabsorção e secreção.

A nossa urina é formada por esses resíduos absorvidos pelos néfrons, é produzida no rim e acumulada na nossa bexiga até o processo de excreção. A bexiga tem a capacidade de armazenar até 250ml de urina e é constituída por músculos lisos.

Através da excreção são eliminadas as substâncias tóxicas fabricadas pelo nosso metabolismo celular. Além da urina, essas substâncias também podem ser eliminadas através de outros sistemas excretores, através do suor (também responsável por resfriar o corpo) ou até mesmo na respiração, pela eliminação do gás carbônico. O processo de formação da urina é conhecido como Diurese.

Os ureteres são tubos que ligam cada rim à bexiga urinária. E a uretra, por sua vez, é o canal responsável por transportar a urina até o meio externo, onde é eliminada. A urina é constituída de 95% por água, na qual a ureia e outras toxinas e sais minerais estão dissolvidos, além de conter substâncias comuns utilizadas pelo organismo, mas que se encontram em excesso no metabolismo celular.

Curtiu?! Esse assunto e muito mais estão presentes no curso Foca na Medicina do QG! Clique aqui e confira!

Foca_na_Medicina_1200x628

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp