Beethoven – 245 anos

996

No dia 17 de dezembro de 1770, Ludwig van Beethoven foi batizado, o compositor alemão que está presente até hoje com as suas músicas que se eternizaram através dos séculos. Suas obras são tocadas e já foram temas de comerciais, filmes e desenhos. Muita gente deve dizer que nunca ouviu, mas basta tocar uma de suas sinfonias para que descubram que ela é mais familiar do que se pensava.

O personagem Schroeder do desenho da “Turma do Charlie Brown” tinha um piano com um busto do compositor sobre ele e vivia tocando suas músicas. A “Quinta Sinfonia”, por exemplo, já foi tema de um comercial de gilete de barbear. Ela é geralmente lembrada pela sua conotação de suspense.beethoven

Uma das músicas mais famosas é a “Nona Sinfonia”. Ela tem mais de uma hora e foi composta quando Beethoven já estava surdo. O filme “O Segredo de Beethoven” (2006) retrata um pouco do momento em que ele trabalhava nesta obra. Ele precisou de uma copista para transpor a música para a partitura e para traduzi-la através da regência. A “Nona Sinfonia” era a música favorita do personagem Alex DeLarge, protagonista do filme “Laranja Mecânica” (1971), de Stanley Kubrick.  

união europeia
Hino à alegria, trecho que faz parte da Nona Sinfonia de Beethoven é a música tocada em cerimônias oficiais da União Europeia.

Uma das curiosidade sobre Beethoven é que ele era admirador de Napoleão Bonaparte e dedicaria a sua “Terceira Sinfonia” a ele, porém, mudou de ideia quando Bonaparte se coroou como imperador da França. Beethoven era a favor dos ideais iluministas e ficou decepcionado com este fato.

Nos 245 anos de nascimento deste grande artista, vale comemorar ouvindo as suas músicas que nos inspiram até hoje. Elas transmitem emoção, ajudam na concentração e também fazem bem para momentos de estudo.  Viva Beethoven!

Caso queiram saber um pouco mais sobre a vida do compositor, seguem os nomes de alguns filmes interessantes: “Minha amada imortal” (1995), “O segredo de Beethoven” (2006). 

Tenham todos uma ótima música.