Aulas de Redação Para o Enem

Nossos professores preparam dicas para você ir rumo à nota 1000.

1 – Escrever, escrever, e escrever!

Para ganhar confiança, escreva muito sobre diversos assuntos, tanto utilizando temas de provas passadas quanto sobre assuntos atuais. A leitura também é muito importante, pois não só ajuda na elaboração dos textos, mas também reforça seus conhecimentos de gramática e de ortografia.

2 – Tic Tac

Você tem 11 horas para realizar o Enem, 5 horas e meia para cada dia. Ou seja, em torno de uma hora para escrever a redação. O legal é você treinar fazendo provas anteriores, assim, você aprende a administrar melhor seu tempo. Além disso, você passa a identificar quanto tempo é necessário para escrever com calma sua redação.

3-  Curti ou não curti?

Pessoal, não esqueçam que vocês devem se posicionar em relação ao tema: contra ou a favor? Depois de se decidir, é só focar na estrutura cobrada pelo Enem.

4- A Redação do Enem

O texto pedido é dissertativo-argumentativo. Logo, você deve desenvolver uma tese com coesão, além de expor diversos argumentos que a sustentem. A estrutura da redação é extremamente importante. Fiquem de olho!

5 – Esqueleto

Sua redação precisa apresentar:

  • Tese inicial;
  • Dados (argumentos);
  • Garantia (conhecimentos implícitos que apoiam e complementam os argumentos);
  • Inferências (ligações implícitas que permitem relacionar os dados à conclusão);
  • Conclusão (ponto de vista central).

6 – Claro como o Sol

Suas ideias devem ser claras, seu texto deve ser entendido facilmente. Claro, mas não óbvio ou repetitivo.

7 –  Temas

Segundo o Ministério da Educação, a redação exige um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Para este ano, alguns assuntos possíveis de serem cobrados incluem: falta de água, crise no setor energético, desafios da mobilidade urbana, a juventude e as transformações sociais, as transformações em decorrência da Copa do Mundo e o desafio do envelhecimento da população no século XXI.

 

8 – Aulas de Redação QG do Enem para você mandar bem no Enem

O QG do Enem tem uma seleção de videoaulas de redação para ajudar você a se preparar ainda mais para a prova. Confira esta aula do nosso curso de redação:



9 – Gostou destas dicas de Redação do QG do Enem?

Confira aqui nosso Curso Completo de Redação com o professor Raphael Torres! O curso conta com: material de apoio, mensagem para o professor e correção quinzenal dos textos!

Vem pro QG!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp