Atualidades Enem: Casos de doping nas Olimpíadas Rio 2016

Rússia e a polêmica com o uso de dopings:

Recentemente, a Federação Internacional de Atletismo (IAAF), decidiu por banir a equipe de atletismo russo das Olímpiadas Rio 2016. A decisão se deu devido a investigações que apontaram o uso de dopings nas duas últimas edições das Olimpíadas, e a tentativa de encobrir os exames que teriam identificado o uso dessas drogas de aumento de desempenho físico nos atletas russos.

A Rússia foi responsável por 17 medalhas em Londres 2012 e desde de novembro do ano passado estão suspensos de participar de competições internacionais. O caso teve início em 2014, quando denúncias começaram a ser feitas pela imprensa internacional alegando o doping sistemático de atletas russos e, inclusive, o envolvimento da própria IAAF no acobertamento do uso das drogas. A polêmica gerou uma longa investigação, que além de ter acarretado na proibição da equipe de atletismo russa de participar dos jogos olímpicos, também fez com que muitos integrantes da IAAF fossem banidos e investigados, contando com o ex-presidente da federação Lamine Diack.

shutterstock_302678936

Por se tratar de um escândalo, a punição a princípio puniria todos os atletas, inclusive aqueles que jamais tiveram envolvimento com o uso de dopings. Entretanto, alguns atletas foram autorizados a participar dos jogos com a condição de competirem com bandeira neutra e não pela Rússia, driblando o banimento imposto. Entre eles, a atleta russa de salto à distância Karya Dalishina, aprovada pela IAAF por estar comprovadamente livre da acusação, já que treina há alguns anos nos EUA, submetendo-se à regulação antidoping do país norte-americano.

Entenda o que são dopings: 

Os dopings podem ser classificados como qualquer droga ou medicamento capaz de aumentar o desempenho dos atletas durante uma competição. O uso desse tipo de medicamento, além de ser prejudicial para a saúde, também é considerado antiético, pois faz com que não haja igualdade de condições entre os atletas em uma competição.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp