Atualidades e o ENEM

atualidades

O ano de preparação para o vestibular é muito longo e, assim sendo, diversas notícias e debates atuais vão aparecendo com o decorrer do percurso. Com a imensa quantidade de conteúdo que também precisa ser visto até a prova, muitos vestibulandos acabam não sabendo o que filtrar de relevante do noticiário que pode aparecer na prova. Por isso, decidimos fazer uma análise geral sobre como as atualidades aparecem no ENEM.

Para analisar esse ponto, precisamos voltar ao método do TRI. A Teoria de Resposta ao Item que nivela e valora as questões da prova precisa que elas sejam aplicadas antes com um grupo de alunos teste. Logo, esse banco de dados de questões é colocado em prática para ver o índice de acertos e erros de cada uma. Como isso precisa ser analisado durante um período de tempo, o fator atualidade do ENEM também sofre consequências.

atualidades

Por precisar passar por toda essa triagem para no fim ser montada e impressa, a prova do ENEM não tem capacidade de abordar assuntos tão imediatistas. As questões são desenvolvidas com meses de antecedência para dar tempo. Logo, o que aparecer nos noticiários semanas antes da prova não poderá se fazer presente no exame.

No entanto, isso não anula o fato de existir sim atualidades no ENEM. Por mais que notícias pontuais sejam mais complicadas de aparecer por motivos já vistos, grandes debates a respeito de uma problemática nacional ou geopolítica internacional se estendem por um tempo maior. Logo, o que estava sendo debatido há um ano, por exemplo, pode ainda aparecer em pauta dias antes da prova. Então, é importante estar atento a isso ao acompanhar as notícias.

Além disso, o ENEM reserva um espaço específico para a atualidade de maneira mais aprofundada: a redação. Como o tema é decidido mais perto da prova do que as questões em si, isso abre espaço para que ele acompanhe as tendências das atualidades nacionais (em maioria, nacionais mesmo). Na redação, problemáticas e desafios que permeiam os jornais e revistas irão aparecer sintetizado em uma temática e é nesse ponto que os seus conhecimentos de mundo mais precisam aparecer.

Por fim, não acredite em quem fala que atualidades não aparece no ENEM. Aparece sim e precisamos estar muito atentos a toda grande movimentação do noticiário. O QG do ENEM se preocupa em fazer esse acompanhamento de notícias e reportagens tanto em aulas em nosso canal quanto por aqui pelo Blog do QG também! Continue nos acompanhando!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp