As migrações no Brasil da década de 1950

migrações

O estudo de demografia por parte da Geografia sempre realizou diálogos com a ciência histórica para completar a interpretação a respeito das dinâmicas internas da população brasileira, conectadas com acontecimentos políticos, econômicos e sociais. Com isso, nosso objetivo hoje será tratar sobre o contexto brasileiro da década de 1950 e como este impactou fluxos de migrações no país.

A década de 1950 é marcada por dois governos republicanos durante o chamado Intervalo Democrático Brasileiro (1945 – 1964), o de Vargas e de JK. No entanto, nossa análise ficará retida neste último, para entender as transformações econômicas e seus impactos em fluxos migratórios.

migrações

Juscelino Kubitschek sintetiza seu projeto político no chamado “Plano de Metas”, que consistia uma série de objetivos a serem alcançados em 5 anos a fim de promover o desenvolvimento do parque industrial brasileiro e a integração nacional. Com isso, uma meta deveria operar como a síntese de todas as outras: a construção de Brasília.

Levar a capital para Brasília também tinha como objetivo integrar o território a partir da construção de rodovias que conectassem os cantos do país com o interior, ou seja, favorecer a integração a partir da interiorização. Nesse sentido, a construção da cidade modelo também vai gerar um fluxo de migrações considerável, dos chamados candangos, de trabalhadores e famílias que participaram do processo de formação daquela urbe.

No entanto, o desenvolvimento do parque industrial não ocorreu de maneira homogênea em termos regionais. O eixo sul-sudeste atraiu mais investimentos externos e deu um salto tecnológico desproporcional às regiões Norte e Nordeste.

A criação da SUDENE – Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – não conseguiu atrair tantos investimentos para a região como se propunha. Com isso, um cenário passava a ser desenhado no que se refere às dinâmicas internas da demografia brasileira, que iriam inclusive ser herdadas para as décadas seguintes.

As migrações em direção ao sul-sudeste, principalmente das regiões norte-nordeste, ganhou muito volume como um meio daquelas pessoas de conseguirem novas oportunidades de emprego e renda. Esse fluxo vai se somar a outros constantes de fuga da seca dos sertões nordestinos.

Esses movimentos modificaram o próprio espaço urbano do eixo sul-sudeste. O volume dessas migrações foi tão alto que as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro não conseguiram ter uma logística habitacional para acolher essas pessoas. O processo de favelização nasce de maneira mais profunda como consequência dessa urbanização massiva e não planejada.

Ademais, outras consequências vão se apresentar como frutos desse processo: aumento da violência urbana, especulação imobiliária, aumento da degradação de serviços básicos etc. No entanto, também é importante ressaltar os reflexos culturais desse processo. Tradições nordestinas e nortistas transformaram a identidade dessas cidades em diversos âmbitos: religião, culinária, linguística, festividades, entre diversos outros.

Por fim, vale ressaltar que fluxos de migrações, como vistos, não são fatores isolados e alheios às transformações do contexto de época. Análises históricas, geográficas e culturais da Sociologia, por exemplo, são fundamentais para compreender a dimensão desses processos.

Gostou das dicas? Continue acompanhando as matérias do Blog do QG, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp