As informações na era dos regimes democráticos

É de conhecimentos de todos que durante o regime nazista, o Terceiro Reich obteve as informações pessoais de judeus e de outras etnias através da empresa norte-americana IBM. O equipamento utilizado facilitou a vida do füher, já que o seu plano visava exterminá-los do planeta.

As informações eram automatizadas através de uma tecnologia desenvolvida pelo engenheiro Herman Hollerith: “Ele inventou um modo de armazenar dados em cartões através de uma série de perfurações que representavam diferentes tipos de informações, tais como idade, religião, educação e endereço. Esses cartões eram introduzidos em máquinas que os organizavam e realizavam o cruzamento das informações “perfuradas” neles e, basicamente, a tecnologia permitia transformar peças de papel individuais em dados estatísticos.” site Megacurioso.

Hoje em dia, seria muito simples Hitler achar qualquer pessoa.
Hoje em dia, seria muito simples para Hitler achar qualquer pessoa.

Como seria nos dias de hoje, se Adolf Hitler retornasse e quisesse encontrar quem ele julgaria inimigo da Alemanha?Seria muito mais simples.  Bastaria ele acessar o google.   As informações na era dos regimes democráticos estão sendo fornecidas muitas vezes por nós mesmos, desde fotos a números de documentos do que nos regimes totalitários.  Nenhum ditador veio a público e nos ameaçou de morte caso não forneçamos os nossos dados pessoais.

Hoje em dia, deixamos nossas informações nas portarias dos edifícios comerciais, quando vamos criar uma conta de e-mail, quando vamos comprar, etc.  No Facebook, por exemplo, fazemos check-in (localização) quando estamos em algum lugar. Tiramos fotos dos nossos parentes e amigos. Dizemos o que estamos comendo e bebendo, se estamos solteiros ou como estamos nos sentindo.

A questão é que com as nossas informações pessoais circulando (para a sua segurança) pela grande rede, ficamos vulneráveis a sermos abordados por malas diretas, e-mails e ligações de empresas nas quais nunca lhe fornecemos nenhuma informação. Quando procuramos um livro na internet, por exemplo, no dia seguinte começam a aparecer na nossa tela sugestões de outros livros que podem ser do nosso interesse.

Os nossos computadores possuem um número de identificação chamado de IP (internet protocol). Através dele, a CIA (serviço de inteligência americana) pode me achar perfeitamente caso eu envie um vírus para o e-mail do presidente Barack Obama.

Os Estados Unidos (o primeiro país democrático) e o Brasil andaram com as relações rompidas depois que o ex-funcionário da NSA , Edward Snowden, divulgou em um relatório que os e-mails da presidente Dilma e dos brasileiros foram espionados.  Snowden fugiu dos Estados Unidos e recebeu asilo político da Rússia. Caso retorne, ele será preso pelo vazamento destas sigilosas informações. Informações através da espionagem sempre tem a segurança mundial como pretexto.

Em tempos de democracia, tudo o que você disser e fizer, seja voluntariamente ou involuntariamente, pode ser usado contra você a qualquer momento e não há muito o que fazer.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp