Perfil: Arquitetura e Urbanismo

Arquitetura e Urbanismo

Saiba o que faz um arquiteto e urbanista, mercado de trabalho, aptidões, especializações, cursos e salários.

O que faz

Arquiteto e urbanista é o profissional que projeta e idealiza os espaços para os mais diversos usos humanos. Compete ao arquiteto e urbanista o exercício das seguintes atividades: supervisão, orientação técnica, coordenação, planejamento, projetos, especificações, direção, execução de obras, ensino, assessoria, consultoria, vistoria, perícia, avaliação – referentes à construção, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura de interiores, urbanismo, planejamento físico, urbano e regional, desenvolvimento urbano e regional, paisagismo e trânsito. Um espaço bastante amplo, que exige da formação profissional um esforço capaz de qualificar o arquiteto e urbanista nas abrangências de suas competências legais, com o aprofundamento indispensável para que possa assumir as responsabilidades nelas contidas.

Perfil Profissional

Criatividade, sensibilidade e interesse pelas artes são algumas características inerentes ao arquitetura 2profissional, além de aptidão para trabalhar com números, a exatidão e a meticulosidade, a capacidade de observação e análise, bem como a facilidade de trabalhar em equipe.

Curso

O curso é do tipo bacharelado e dura em média cinco anos. O currículo mescla disciplinas das Ciências Humanas e de Exatas. O primeiro semestre é mais teórico. Já a partir do segundo, há maior carga de aulas práticas, como desenho arquitetônico e construção de edifícios. As disciplinas mais comuns desta graduação são: arquitetura sustentável, ciências sociais, comunicação e expressão, conforto ambiental (acústica, clima, iluminação, insolação e ventilação), desenho de representação e observação, desenho técnico e expressivo, ergonomia, antropometria e acessibilidade, estética do projeto, estudos ambientais e saneamento urbano, ética e legislação profissional, história da arquitetura no brasil, história geral da arte, homem e sociedade, informática aplicada, instalações prediais (elétrica e hidráulica), materiais naturais e artificiais, mecânica dos solos e fundações, planejamento urbano e regional, projeto arquitetônico, projeto de mobiliário urbano, projeto do objeto, projeto para edifícios multifuncionais, projeto urbano e paisagismo, resistência dos materiais, sistemas estruturais, técnicas retrospectivas, tecnologia da construção, topografia para arquitetura e urbanismo.

Mercado de Trabalho

Empresas do setor público são os principais empregadores do arquiteto e urbanista. No entanto, cada vez mais empresas de outros segmentos procuram o profissional, como é o caso da Ambev, da Caixa Econômica Federal e das lojas Americanas, que têm vagas para o graduado em seus programas de trainee. A maior parte das oportunidades está no Sul e Sudeste. Além disso, empregadores do Norte e Nordeste buscam profissionais com disponibilidade para viajar e/ou morar por conta das obras de infraestrutura que ocorrem nessas regiões.

Segundo dados fornecidos pelo CONFEA, no ano de 1992, existiam cerca de 500 mil profissionais da área do sistema CONFEA/CREAs – engenheiros, agrônomos, arquitetos, geólogos, geógrafos, tecnólogos e técnicos industriais – desses, 8,4% são arquitetos. A distribuição regional destes profissionais é disforme: 57,6% dos arquitetos estão na região Sudeste, e 1.0% na região Norte, 30,5% no Sul, 6,1% no Nordeste e 4,8% no Centro Oeste (fonte: Pesquisa Vox Populi, CONFEA, 1991/92).

Especializações

O profissional poderá se especializar em: arquitetura de interiores, arquitetura industrial, arquitetura verde, comunicação visual, paisagismo e ambiente, edificação e construção, luminotécnica, restauro de edifícios.

Média Salarial Nacional para o Cargo de Arquiteto e Urbanista

Máxima: R$ 9000,00

Média: 5.708,09

Mínima: R$ 3.800,00

De acordo com o Conselho dos Arquitetos e Urbanistas do Brasil (CAU), entre os arquitetos e urbanistas com maior renda estão aqueles que possuem empresa própria ou são sócios de um escritório de arquitetura. Segundo o censo do CAU, as atividades mais frequentes entre os arquitetos que ganham acima de cinco salários mínimos são: execução de obras em arquitetura e urbanismo, especialização em engenharia de segurança do trabalho, geoprocessamento e correlatas, ensino, planejamento urbano e regional, Sistemas construtivos e estruturais e tecnologia e resistência dos materiais.

Onde Estudar

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP)

Mais informações: www.usp.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UNB)

Mais informações: www.unb.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mais informações: www.ufmg.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mais informações: www.ufrgs.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mais informações: www.ufrj.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Mais informações: www.unicamp.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mais informações: www.ufc.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mais informações: www.ufpr.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mais informações: www.ufsc.br

Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Mais informações: www.unesp.br

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp