Áreas de atuação de um biólogo

Biólogo

Fala galera! Tudo bom com vocês? Hoje a gente vai bater um papo um pouquinho diferente, mas que também vai ajudar a decidir o futuro de alguns de vocês. Quais são as áreas de atuação de um biólogo? O que biólogos fazem? O que comem? Onde vivem? Descubram hoje! Agora, sem mais brincadeiras… Vamos lá! 

Bom, na verdade, ao contrário do que muitos pensam, um biólogo pode ser mais que um professor ou pesquisador, a sua área de atuação é bem ampla. 

Logo na graduação vocês encontram um leque de opções: o bacharel (que é possível escolher entre botânica, marinha, zoologia, genética ou ecologia) e a licenciatura (pra quem não sabe, se você quer ser professor, você faz licenciatura). O que é muito interessante é que você sendo da licenciatura você ainda pode atuar em áreas do bacharel, nada te impede de fazer uma iniciação científica sendo da licenciatura. O que é interessante também é que a maioria dessas áreas se cruzam, por exemplo, você pode trabalhar com genética de algas, que une a biologia marinha, a botânica e a genética em uma só coisa. A biologia tem muito que se explorar, é uma área muito versátil e como as opções são bem diversas, caso você ache que não está curtindo muito o ramo que escolheu, basta procurar e seguir acreditando em si que em algum momento você vai se encontrar em alguma área, pois a diversidade de tarefas é tremenda. 

Agora, falando sobre a carreira depois da faculdade, temos uma grande área também (sem precisar entrar em mérito de mestrados, doutorados, pós docs e afins). De acordo com o CFBIO (Conselho Federal de Biologia), os biólogos podem atuar em áreas como: meio ambiente e biodiversidade, saúde e biotecnologia e produção. Vou dar alguns breves exemplos dentro dessas áreas para vocês terem uma ideia. Meio ambiente e biodiversidade: educação ambiental, gestão de museus, saneamento ambiental, paisagismo, fiscalização ambiental, ecoturismo… Saúde: análises citopatológicas, controle de vetores e pragas, terapia gênica e celular, bioética, treinamento e ensino na área da saúde… Biotecnologia e produção: bioinformática, biossegurança, melhoramento genético, biodegradação, biologia forense, cultura de células e tecidos… 

Depois de mostrar um pouquinho disso tudo, que não chega nem perto do total da profissão, vamos falar um pouquinho da licenciatura! Como já dito aí em cima, se você quiser ser professor, essa é a área que você deve seguir. E dentro da licenciatura você ainda precisa se decidir entre algumas opções: professor de ensino médio, fundamental, universitário… O único detalhe é que para poder dar aula em uma faculdade, você precisa ter uma pós graduação. Além disso, quem opta pela licenciatura também pode atuar como educador ambiental, que engloba ações educativas e palestras em museus, por exemplo. 

Bom, como vocês viram, o biólogo tem uma área de atuação bastante ampla, e seria impossível ficar escrevendo aqui para vocês tudo que realmente os biólogos podem fazer, então tentei falar um pouquinho de cada área e dar alguns exemplos para vocês entenderem melhor. Caso vocês fiquem com alguma dúvida, é só escrever para a gente! Espero ter ajudado alguns a decidir a carreira e esclarecer algumas coisas! 

Continue acompanhando nossas dicas e conheça nossos cursos clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp