Ano de Copa do mundo: Como relacionar esportes com o vestibular

A Copa do Mundo 2018 está acontecendo (#VaiBrasil) e, como sempre, a gente te conta como acontecimentos atuais como esse podem ser abordados em vestibulares e nas provas do ENEM. Olimpíadas e Copas do Mundo são eventos que envolvem culturas mundiais que se unem por um só objetivo: o esporte.

O esporte desenvolve um papel importantíssimo relacionado à inclusão social. Não há diferenças de cor, sexo, idade, classe social enquanto se está praticando esportes. Na maioria das atividades se formam times que se respeitam e se juntam em prol da vitória.

Projetos de ONGs e grandes empresas privadas incentivam a inclusão de crianças e jovens de baixa renda em esportes, principalmente no futebol. Esses projetos visam, principalmente, o acesso à informação, a vontade de vencer na vida, dando incentivo para jovens se dedicarem por seus sonhos. Nem precisamos falar que no Brasil, o futebol é um dos principais esportes praticados, né?

Na Copa do Mundo de 1970, a seleção brasileira foi em campo contra a Itália e trouxe o título para nosso país, foram 4 gols feitos enquanto a Itália havia marcado apenas 1. Dessa forma, o esporte tomou frente diante do momento que o nosso país vivia, o auge da ditadura militar. Todos se uniram para torcer pelo país deixando as diferenças de lado. A parte “ruim” é que o movimento político aliou a imagem do time vencedor ao sucesso do regime militar. O famoso Brasil que deu certo! Mas o importante é que houveram corações que pulsavam verde e amarelo, independentemente das diferenças.

O capitão da seleção, Carlos Alberto Torres, levantando o troféu.

A Copa do Mundo inserida no contexto histórico está sendo abordada pelo nosso professor de História, Marcelo Tavares, lá no nosso canal do YouTube.

Quer mais referência desse assunto?

Assista ao filme Invictus, de 2009.

Sinopse: Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto, chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a seleção nacional seja campeã.

Veja o trailer:

Somos todos um quando estamos torcendo pelo nosso país! 🇧🇷

Bons estudos!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp