A Proclamação da República

Crise imperial. Fortalecimento do movimento republicano. Formação das classes médias urbanas. Positivismo. Abolicionismo. Esse era o cenário nos últimos momentos da década de 1880. O caminho que se desenhou até o golpe que proclamou a República estava se estruturando no oposicionismo a Dom Pedro II.

O desagrado do exército quanto às posturas do imperador desde a Guerra do Paraguai (1864 – 1870) culminou com a disseminação dos ideais positivistas, que conquistou simpatia das classes médias urbanas que estavam se formando em oposição ao ruralismo. O ideal de República estava ganhando capilaridade dentre alguns setores sociais relativamente recentes.

A “Res Publica” – advinda do latim “coisa pública” – apresentou-se como uma alternativa modernizante que demonstrava como o Império seria algo ultrapassado e a ser superado pelo progresso político no Brasil. Nesse contexto, o movimento republicano buscou disseminar imagens nos impressos da figura de Dom Pedro II idoso, com barba branca, sentado, para trabalhar essa ideia de passado na essência imperial.

Resultado de imagem para dom pedro 2

Além disso, é também nesse período que a imagem de Tiradentes é transformada em mártir, como um herói que lutou pela República e acabou sendo assassinado pelas garras ditatoriais do Império. A romantização da morte Tiradentes foi uma alternativa encontrada pelo movimento republicano, que chegou a produzir a clássica obra em que ele é comparado à figura de Jesus Cristo. É interessante pensar como que isso, de alguma maneira, ainda perdura nos dias atuais.

Resultado de imagem para morte de tiradentes

Em 1888, Isabel, em uma tentativa de conquistar a simpatia de setores populares – de certa maneira eficientemente – decreta o fim da escravidão com a Lei Áurea, no entanto, essa medida acabou por incitar um outro grupo à oposição do Império: os escravocratas, mais especificamente do Vale do Paraíba. O Império ficava sozinho e o oposicionismo crescente até que o Marechal Deodoro da Fonseca derruba a família real do trono e proclama a República em 15 de novembro de 1889.

É importante também ressaltar que a família real, principalmente, Dom Pedro II tinha bastante respeito dentre as classes políticas do país, até mesmo com alguns setores populares, já que teria sido o Império que teria abolido à escravidão. O 13 de Maio era uma das celebrações mais comemoradas nos anos subsequentes. A família real teria sido permitida por Deodoro da Fonseca a sair do país sem sofrer retaliações e viveriam na Europa até sua morte.

Por fim, o mais interessante de se pensar em relação a isso é uma análise de um historiador bem famoso chamado Leandro Karnal em que ele afirma que a História do Brasil é a História de Golpes. Se pararmos para refletir:

– 1822: um golpe proclama a independência

– 1840: um golpe leva ao trono Dom Pedro II, Golpe da Maioridade

– 1889: um golpe proclama a República

– 1930: um golpe leva Getúlio ao poder

– 1937: um golpe implementa a ditadura do Estado Novo

– 1945: um golpe derruba Getúlio do poder

– 1954: um contra-golpe garante a posse de JK

– 1964: um golpe instaura a Ditadura Civil-Militar

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp