A origem da Black Friday

Black Friday

O final de ano para uma economia de um país é um dos momentos mais efervescentes do mercado, muito devido às festas de Natal e Ano Novo, mas também pela famosa Black Friday no fim de novembro. A data é conhecida pelos altos descontos e a euforia que toma conta do poder de consumo da sociedade. No entanto, vamos entender um pouco mais sobre esse termo e da onde ela surgiu!

A tradição de transformar uma sexta-feira de novembro em um dia marcado por descontos surgiu nos EUA no início do século XX, em que, após o dia de Ação de Graças, a população corria para realizar as compras de final de ano e, com isso, diversas lojas ofereciam descontos diversos. Logo, a 6ª feira que procedia essa data comemorativa ficou marcada pelo ir às compras.

Black Friday

No entanto, da onde surgiu o termo “Black Friday”? Ao contrário do que possa parecer, o termo “Sexta Feira Negra” não surge como pejorativo em dimensão racial, mas sim porque o termo “Black” há tempos era já usado para se referir a momentos complicados, como “Black Death”, a Peste Negra.

O termo nos EUA surge no final do século XIX para se referir a algumas crises do sistema financeiro, porém, no decorrer do século XX, segundo alguns, Black Friday passou a ser referenciada por policiais à confusão que tomava às ruas na euforia das compras. Como é um termo criado, é complicado determinar ao certo a origem, mas segundo algumas fontes orais, foi assim que surgiu “Black Friday”.

Por mais que hoje em dia a gente já possua uma ideia de que a Black Friday é o maior momento de compras do ano, na verdade, ela só passou a ser o dia mais movimentado do comércio nos EUA a partir do século XXI, 2001. Entretanto, a tradição não ficou reclusa aos EUA, sendo adotada de maneira simbólica em diversos outros países capitalistas ao redor do mundo!

E o que o QG tem a ver com isso??
Falta aproximadamente 1 ano para o Enem 2021 e com certeza você ou fará ou conhece alguém que irá fazer a prova no próximo ano. Então, prepare-se pois a partir do dia 01/11/2020 teremos uma Super novidade para colocar todos que irão fazer o Enem 2021 a um passo a frente.

Continue acompanhando as dicas do Blog do QG, clicando aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp