A importância de uma história ambiental

Entenda mais sobre a relação da ciência histórica com o ambientalismo

332
Postado: 13 de julho, 2020
história ambiental

A produção da ciência histórica também corresponde a certas demandas do presente. Com isso, algumas temáticas mais atuais geram um cenário de produção acadêmica que responde a algumas ânsias. Nesse contexto, os diversos movimentos ambientalistas atuais pressionam por uma produção intelectual que abarque essas pautas. No entanto, a história ambiental não deve ser apenas um campo acadêmico.

O campo de pesquisa de história ambiental, por mais que tenha ganhado mais volume recentemente, chama atenção para o estudo do ambiente no condicionamento de alguns fenômenos históricos. O natural não se apresenta apenas como um cenário teatral para o desenrolar do percurso histórico.

história ambiental

Se levarmos em consideração que a urbanização brasileira foi um fenômeno lento e gradual que marcou o século XX, percebemos que a relação com o ambiente condicionou diversos fenômenos políticos, econômicos e sociais. Um exemplo marcante é o estudo da produção cafeeira do Reinado de Pedro II que teve um deslocamento, nos anos finais, para o Novo Oeste paulista e esse movimento gerou novas forças políticas que acabaram se apresentando como um dos principais braços oposicionistas da monarquia brasileira.

Diferentemente da noção do Darwinismo Social que marcou o final do século XIX – corrente que entendia que o meio determinava características essenciais a determinados povos -, o estudo de história ambiental está determinado em entender essa relação do homem com seu ambiente, não em seus determinismos.

Nesse estudo, também é fundamental a comunicação com outras áreas do conhecimento, como a geografia. Entender que a produção histórica depende desse intercâmbio com outras áreas é entender sua própria complexidade. Como outro exemplo, podemos citar a formação das elites coloniais que dependeu essencialmente da exploração do espaço americano para seu assentamento. É aí que noções de território, espaço e lugar tornam-se fundamentais.

Por fim, é importante que entendamos que essa relação da história com o ambientalismo não deve ser vista apenas como um conhecimento extra. Caso deseja aprofundar seus conhecimentos a respeito de História, conheça o QG, clicando aqui, e continue acompanhando nossas dicas pelo Blog do QG!