A filosofia de The Good Place

the good place

Recentemente, a série The Good Place ganhou o seu final, emocionando todos os fãs. Além de nos fazer rir, a série traz diversas discussões filosóficas muito interessantes a respeito da moralidade e do pós-vida ao relacioná-las com teorias de grandes filósofos da história. Mas então, vamos esmiuçar um pouco mais a filosofia de The Good Place.

Por meio do personagem Chidi e seus ensinamentos aos demais personagens, a série nos leva a viajar por teorias de Aristóteles, Kant e os Utilitaristas. Mas o que dizia cada um? Seus estudos principais dedicavam-se a entender a ética das ações humanas e, para os personagens, estudá-los é fundamental para conseguirem aquele lugarzinho no Good Place (“Lugar Bom”).

the good place

O que faz com que os personagens se vejam em encurraladas é a discordância entre esses filósofos. Vamos pegar a mentira como exemplo. Mentir é errado? Para Kant, sim, independente de sua validade, a mentira é moralmente condenada e deve ser evitada em todos os casos. No entanto, Aristóteles já se preocupava com a finalidade das ações humanas, logo, mentir só seria errado se não buscasse o melhor bem. Já o Utilitarismo, corrente filosófica do século XIX, defende um cálculo pragmático a respeito da mentira. Antes de mentir, o indivíduo deve analisar os bônus e os ônus da mentira e, caso o bônus seja maior, a mentira deve ser adotada e vice e versa.

Além disso, a série também traz, revestida de humor, discussões a respeito do livre arbítrio das ações humanas. Em diversos momentos da série, o debate determinismo divino e liberdade dos atos terrenos se faz presente ao também trazer em pauta o diálogo com algumas religiões.

A riqueza de The Good Place está longe de ser restrita em seu humor. Os debates filosóficos escondidos nos roteiros misturam lazer com aprendizagem a respeito de filosofia de uma maneira muito interessante. Sem dúvidas, vale muito a pena dar aquela conferida nas escapadas da rotina de estudo.

Gostou das dicas? Continue nos acompanhando ao clicar aqui!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp