A ciência dos fogos de artifício

fogos de artifício

A festa do Réveillon é marcada pela comemoração de um ano que chega ao seu fim e a entrada de um ano novo. Esta festa é muito conhecida pela queima de fogos que se inicia meia-noite, horário em que o ano novo chega. Sendo assim, qual é a ciência por trás dos fogos de artifício?

Normalmente, fogos de artificio são compostos por três partes: concha, pólvora e estrela. Na concha, parte que seguramos, estão contidas a pólvora, também conhecida como pólvora negra e estrela. A estrela, por sua vez, contem elementos que ajudam na explosão dos fogos e, principalmente, na determinação da cor daquele explosivo, que é determinada por um sal.

fogos de artifício

Existem dois fenômenos que determinam as cores de fogos de artifício, sendo elas: luminescência e incandescência.

A incandescência é gerada a partir do aquecimento das substancias envolvidas. Nos fogos são usados elementos como: alumínio e magnésio, que produzem uma luminosidade maior ao entrarem em combustão.

A luminescência é a luz gerada com a emissão de energia, quando submetida a algum tipo de estímulo, podendo ser por luz, reação química, etc. A este fenômeno está presente em cada elemento químico; elemento esses que ao serem aquecidos produzem uma certa cor através da luminescência.

De acordo com o elemento químico adicionado, existe uma cor que será formada:
Sódio e Cálcio – Amarelo
Lítio, Estrôncio –  Vermelho
Bário – Verde
Potássio, Rubídio e Cobre – Azul
Magnésio, Alumínio, Titânio e Berílio – Branco
Ferro – Dourado

Graças a concha, os fogos alcançam grandes alturas. Durante o processão de combustão, os sais presentes na estrela são estimulados e a energia gerada produz diferentes luzes e cores nos céus comemorativos.

Pra finalizar, é importante ressaltar que fogos de artificio não podem ser fornecidos para crianças ou adolescentes de acordo com o art. 244, acesse-o clicando aqui, podendo resultar em detenção de seis meses a dois anos. Portanto, se forem comemorar com fogos, usem com responsabilidade para poder aproveitar bem as festas de fim de ano.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp