7 filósofos que você deve conhecer para o Enem

Saiba mais sobre 7 filósofos importantes para o Enem:

Tales de Mileto

Resultado de imagem para tales de mileto

Tales de Mileto (624 a.C.-558 a.C.) foi um importante filósofo, matemático e astrônomo grego. Seus principais fundamentos se baseavam na existência de um “princípio único”, o filosofo afirmava que a água seria a origem de toda a existência, embora outros filósofos e discípulos discordassem. Tales também defendia a ideia de imanência, que consistia na crença de que Deus está presente em todas as coisas da natureza.

Descartes

Resultado de imagem para descartesRené Descartes foi um matemático, filósofo e físico francês do século XVII. Chegando a duvidar da sua própria existência, Descartes ficou conhecido por um de seus pensamentos mais influentes na filosofia: “penso, logo existo.” O filósofo também desenvolveu o chamado Método Cartesiano, no qual defende que só pode considerar que algo é real caso a sua existência possa ser comprovada.

Platão

Resultado de imagem para plataoPlatão é considerado um dos principais pensadores gregos e influenciadores da filosofia ocidental. Suas ideias tinham como base a diferenciação do mundo entre as coisas inteligíveis (mundo das ideias e a inteligência) e as coisas sensíveis (seres vivos e a matéria). O filosofo também ficou conhecido pela famosa Alegoria da Caverna (obra República), em que defende uma conexão metafísica entre estes dois mundos. Platão também acreditava na imortalidade da alma. Saiba mais sobre Platão.

Sócrates

Resultado de imagem para sócratesSócrates também pode ser considerado um dos principais fundadores da Filosofia ocidental que conhecemos hoje. Acreditando que a sabedoria do homem é sempre limitada à sua própria ignorância, o filósofo é autor do conhecido pensamento “Só sei que nada sei.” Sócrates era considerado pelos seus contemporâneos um dos homens mais sábios e inteligentes, principalmente pelo seu grande interesse em levar o conhecimento para cidadãos gregos através do método do debate e diálogo, costumes estabelecidos por ele. Para Sócrates, a dialética (processo de perguntas e respostas para chegar à verdade) importava mais que os argumentos retóricos usados pelos sofistas.

Epicuro

Resultado de imagem para epicuroEpicuro foi um grande filósofo grego, seguidor das ideias de Platão e que teve seu pensamento bastante difundido no Egito e na região de Salmos, onde nasceu. Este filósofo desenvolveu sua teoria defendendo a ideia de que só poderíamos ser felizes se buscarmos as coisas que nos satisfazem, ou seja, os nossos prazeres. No epicurismo, o caminho é procurar a libertação do medo, vivendo com prazeres moderados e satisfazendo as necessidades essenciais como amizade, liberdade e reflexão.

Maquiavel

Resultado de imagem para maquiavelResponsável pelo surgimento do termo “maquiavélico”, Nicolau Maquiavel foi um importante filósofo italiano da época do Renascimento. Defendia a ideia de que quem determina o que é certo ou errado não é Deus, mas o homem. Em sua mais conhecida obra “O príncipe”, Maquiavel diz que o governante deve fazer qualquer coisa em seu território para manter a ordem, inclusive usar a violência para atingir os seus objetivos. Uma de suas famosas frases é “Os fins justificam os meios.”

Kant Immanuel-Kant

Immanuel Kant foi um filósofo alemão do século XVIII e um dos principais pensadores do período moderno da Filosofia. Kant é conhecido principalmente por promover a reunião conceitual entre o racionalismo de Descartes e o empirismo. Em sua obra “A crítica da razão pura”, o filósofo defende a ideia de que não podemos conhecer a verdade do mundo como ele é em si, pois pensamos, percebemos e agimos de formas muito determinadas. Por isso busca em sua obra formular maneiras para um bom uso do entendimento.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp