61 anos desde a morte de Albert Einstein: Saiba 10 fatos sobre o Físico

Conhecido por ter desenvolvido a Teoria Geral da Relatividade e os estudos da Equivalência Massa-Energia (E=MC²), 61 anos atrás falecia Albert Einstein. Considerado o maior gênio da Física, Einstein deixou um grande legado e diversas contribuições para a ciência. Para relembrar sua importância, hoje trazemos 10 fatos sobre esta grande personalidade que você com certeza irá se interessar! Confira a baixo:

  • Quando criança, Einstein teve muitas dificuldades para aprender a falar. Seus pais nunca consultaram um médico para saber sobre;
  • Alguns pesquisadores acreditam que Albert Einstein manifestava sinais de Autismo ou Síndrome de Asperger;
  • Depois de se graduar em 1900, Einstein passou mais de dois anos procurando algum cargo para professor;
  • Enquanto estava desempregado, Einstein iniciou com alguns de seus amigos um pequeno grupo de discussões chamado “A Academia Olímpia”, onde discutiam Ciência e Filosofia. Foi durante este período que o físico pensou na Teoria da Relatividade;
  • Ao invés de “Teoria da Relatividade”, Einstein considerou chamar seu grande trabalho de “Teoria da Invariância”;

albert-enstein

  • Os pais de Einstein compravam livros avançados para que ele pudesse ler durante as férias de verão;
  • Seus maiores avanços vieram de experimentos imaginados em sua cabeça do que experimentos feitos em laboratório. Aos 16, Einstein tentou figurar em sua mente como seria correr ao lado de um raio de luz;
  • Einstein não só amava tocar violino, como era um grande aspirante da música clássica;
  • O crânio de Einstein tinha uma forma diferenciada. A parte de trás de sua cabeça era bem larga e grande;
  • Einstein acreditava em Deus. Para ele, o trabalho de Deus era refletido na harmonia das leis naturais e na beleza de todas as coisas existentes.

Veja a presença de Einstein em uma questão da prova específica da UNESP-SP:

Instituído pela Organização das Nações Unidas, 2005 foi o Ano Mundial da Física, em que se comemorou o centenário dos trabalhos revolucionários publicados por Albert Einstein, o mais importante  cientista do século XX (segundo a revista norte americana Time). Na Teoria da Relatividade Especial, de Einstein, objetos que se movem com velocidade V em relação a um referencial inercial tem o tempo dilatado por um fator λ, para um observador em repouso nesse referencial. A tabela mostra valores de λ para diversos módulos da velocidade V, representados em múltiplos  da velocidade da luz, c (ou 3,0.108ms).

relatividade

Segundo esse modelo, pede-se:

a) qual a velocidade, em m/s, que deve ser atingida pelo objeto para que a dilatação do tempo seja de apenas 0,5%? Comente como esse resultado explica por que as pessoas não percebem os efeitos da dilatação do tempo no seu dia-a-dia.

b) se para o objeto passaram-se 10 minutos, quantos minutos se passaram para um observador no referencial inercial que vê o objeto se movimentando à velocidade de 0,600c?

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp