5 motivos para você estudar em grupo

Estudar, normalmente, é visto pelos estudantes como uma tarefa chata e difícil. A preparação para uma prova ou para os vestibulares pode ser bem menos proveitosa quando você não faz ideia sobre o que e como estudar. Se você enxerga os estudos como algo tedioso, existe uma cura para você: Forme um grupo de estudos! Existem vários benefícios de se estudar com os amigos. Veja aqui embaixo:

Evite a procrastinação

O ato de procrastinar, ou seja, deixar para depois uma tarefa que você poderia estar fazendo agora, é um dos maiores problemas na hora de estudar. Levando em conta que estamos o tempo inteiro rodeados por diferentes distrações, como televisão, redes sociais e telefone, a procrastinação acaba sendo um hábito muito comum entre os estudantes.

Ao participar de um grupo de estudos, seu grupo irá precisar de uma hora específica para vocês se encontrarem e estudarem, o que fará com que as outras pessoas dependam do seu tempo para que a atividade aconteça.

Ajuda extra

Muitas vezes, pedir ajuda para um amigo sobre algum assunto que você está com dificuldade para aprender, pode ser a melhor escolha, até mesmo antes de algum professor. Não somente por ser mais divertido estudar com os amigos, mas porque eles poderão te dar uma outra perspectiva sobre o assunto e também trabalhar o processo de aprendizagem deles junto ao seu.

Além do mais, você pode se sentir mais seguro e confiante para perguntar aos seus amigos, já que eles estão aprendendo assim como você e nunca irão te exigir algo.

Desenvolva novos hábitos e técnicas de estudo

Muitas pessoas possuem métodos únicos de se aprender algo, que podem funcionar efetivamente durante os estudos. Durante um grupo de estudos, você pode aprender métodos novos a todo momento, seja para utilizar com seus amigos ou quando estiver estudando sozinho.

Às vezes um amigo seu pode conhecer um site muito bom com ferramentas de aprendizagem, ou alguma técnica infalível de memorização que você ainda não tinha conhecimento.

Se mantenha positivo e confiante

Não há dúvidas que amigos podem manter tudo mais agradável, inclusive os estudos. Sempre haverá aquele amigo ou amiga mais entusiasmado durante os estudos, e essa motivação pode ser facilmente transferida para as outras pessoas do grupo. Estudar com pessoas positivas em volta de você faz com que todo o processo se torne menos chato e cansativo.

Receba feedbacks e trabalhe junto para atingir metas

Se o seu grupo de estudos tem o objetivo de realizar algum trabalho ou praticar alguma apresentação de seminário, você poderá receber críticas construtivas de seus amigos para melhorar a execução do trabalho ou da sua apresentação. Juntos, vocês podem ajudar um ao outro e ao mesmo tempo trabalhar para atingir o mesmo objetivo.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp