5 formas de vencer a preguiça de estudar

Estudar às vezes pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando bate aquela preguiça de arregaçar as mangas, sentar na mesa e começar a estudar. Por isso, hoje o Blog do QG traz para você 5 dicas de como vencer a preguiça na hora de estudar! Confira:

1. Não foque em muitas coisas de uma vez só

Nós temos costume de criar uma lista de muitas tarefas para fazer quando é necessário estudar muitos assuntos. Porém, focar em poucas tarefas ao mesmo tempo permitirá com que você se sinta menos sobrecarregado, e estude com mais eficiência. Além disso, você se sentirá mais motivado sabendo que seus objetivos estão mais perto de serem atingidos.

Conheça uma técnica boa para realizar suas tarefas sem se sobrecarregar clicando aqui.

2. Pratique exercícios físicos

Essa dica todos já devem saber, mas é indispensável! Realizar exercícios físicos é uma das melhores maneiras para vencer a preguiça. Muitas vezes nos sentimos desmotivados por acharmos que completar algo é uma tarefa muito difícil, e as vezes falta um gás para começar os trabalhos. Ao se exercitar, você além de ativar a circulação sanguínea e estimular as atividades cerebrais, também irá começar a ganhar energia para um longo período de estudos. Você só precisa mover o seu corpo, pulando, dando uma corrida, fazendo exercícios aeróbicos, entre outras possibilidades.

Se exercitar irá fazer com que você quebre a barreira da inércia e te dará mais motivação para começar uma tarefa difícil. Veja aqui algumas formas de se exercitar durante os estudos.

3. Separe um tempo para relaxar e fazer coisas que você curta

Parece irônico não é? Deixar a preguiça de lado relaxando. Mas funciona!

Muitas vezes sentimos preguiça pelo nível de dificuldade que uma tarefa exige para sua realização. Relaxando e fazendo coisas que gostamos de fazer irá nos permitir uma satisfação maior. Quando estamos satisfeitos, também ficamos mais dispostos para realizar grandes tarefas. Além disso, ter esse tempo também permitirá com que você pense, reflita, e se sinta mais inspirado sobre o seu objetivo, o que é essencial na preparação para o vestibular.

4. Mantenha-se organizado

Pode não parecer, mas o ambiente ao seu redor pode influenciar bastante sobre como você está se sentindo. Se a sua casa está uma bagunça, a tendência é que você se sinta mais sobrecarregado e desmotivado, isso acontece por que a desordem cria uma sensação de caos que dificulta a sua produtividade.

Mantenha seu ambiente de estudo sempre limpo e organizado, desta forma você irá se sentir mais produtivo, ativo e motivado a realizar as suas tarefas.

5. Pense nos benefícios

A gente está sempre se mantendo focado no presente, certo? Mas que tal focar em um presente melhor? O que eu poderia fazer se eu terminasse estes exercícios? O que irá acontecer se eu me preparar bem para vestibular? Como vai ser a sensação de passar para o curso dos meus sonhos?

Quando você pensa positivo e pensa nos benefícios e realizações que terá por estar fazendo tais atividades, tudo acaba ficando mais fácil! Ao estudar, pense na recompensa que você terá pelo seu esforço, que com certeza se sentirá mais motivado.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp