5 dicas para vencer o tédio nos estudos

Algumas vezes, começar a estudar pode ser muito difícil, principalmente quando você tem dificuldades para manter a concentração nos livros. Hoje, a gente traz 5 dicas de como vencer o tédio na hora dos estudos, veja abaixo.

Ache um lugar confortável para estudar:

Um dos aspectos mais importantes na hora de estudar é achar o lugar certo. Ao menos que você queira se sentir entediado por estar estudando, ache um lugar que seja livre de quaisquer distrações. Elas podem fazer com que você fique entediado e desmotivado, por te lembrarem das coisas que você poderia estar fazendo ao invés de estudar.

Não fique tão confortável:

Se você estiver muito confortável no seu ambiente de estudo, você também poderá se distrair, ficar entediado ou até cair no sono. Então, evite ficar deitado enquanto estiver estudando. Você só precisa de uma cadeira que conforte suas costas e seu corpo, cuidado com as que são muito macias e confortáveis. Você não quer ficar entediado ou dormir, o que acabaria com todo o propósito dessas suas horas de dedicação.

Planeje os seus objetivos:

shutterstock_335587841

Um dos motivos para ficar entediado durante os estudos, é você não ter a mínima noção para onde os seus esforços estão indo e o que você precisa fazer para cumprir as suas tarefas. Planeje-se e tenha em mente o que você irá fazer antes de começar a estudar. Desta forma, você terá um objetivo claro, que irá ajudar com que você evite se sentir entediado. Se você tiver clareza da hora que você poderá parar de estudar e fazer as coisas que gosta, com certeza seus estudos serão mais proveitosos.

Tire intervalos:

Sentar na mesma posição por horas e horas, especialmente quando você está estudando para algum vestibular ou prova importante, pode ser grande motivo de tédio. Tente realizar pequenas pausas a cada 1 hora de estudo. Se você estiver sentado por muitas horas, tente realizar alguma atividade física ou apenas se alongar (Veja aqui quais exercícios físicos você pode fazer durante os estudos). Isso irá ajudar a sua circulação a voltar a funcionar melhor e irá manter sua mente mais focada quando você voltar do intervalo. Quanto menos tempo você ficar em um mesmo lugar, menos entediado você ficará durante a sua jornada de estudos.

Procure um grupo de estudos:

Se você se mantém facilmente entediado enquanto estuda sozinho, um grupo de estudos pode ser a sua solução. Nos grupos estudos, todos vocês possuem os mesmos objetivos e irão estudar os mesmos materiais, o que pode ser bastante vantajoso e produtivo. Saiba mais sobre grupos de estudos clicando aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp