5 dicas para interpretação de texto no Enem

No Enem, saber interpretar um texto não é só importante para a competência de Linguagem e suas Tecnologias, mas para todas as partes da prova. A boa leitura pode ajudar você a extrair as informações necessárias e importantes em todas as áreas do conhecimento, e, consequentemente, colaborar para um bom desempenho em todas as disciplinas do Enem. Confira abaixo 5 dicas para uma boa interpretação de texto:

Leia com atenção

A leitura cuidadosa é essencial para entender a ideia que o texto quer passar. Para não perder tempo lendo e relendo várias vezes um mesmo texto, é importante atentar-se ao tipo de texto, procurar os elementos principais que demarcam a ideia central e tentar entender o objetivo daquilo que está sendo lido.

O enunciado também requer interpretação

Interpretar os textos é importante, mas uma boa interpretação do enunciado também pode fazer bastante diferença. Muitas questões do Enem podem ser indutivas ao erro, pois apresentam mais de uma alternativa que parecem corretas. Por isto, é crucial procurar entender o que, de fato, a questão está pedindo. Você pode circular ou grifar palavras chaves que te ajudem a entender o comando da questão, por exemplo.

Mantenha-se atualizado

Além da redação, muitas questões do Enem também podem exigir um conhecimento de mundo prévio para interpretá-las. Saber o que acontece no mundo é imprescindível para quem quer atingir uma boa nota, por isso é importante ficar ligado no nosso curso de Atualidades (confira aqui) e ler revistas e jornais para se manter informado. Além disso, muitos dos textos que caem na prova do Enem são retirados destes meios de publicação.

shutterstock_232190941

Procure a relação entre os textos

Se alguma questão te exigir a leitura de dois ou mais textos, primeiramente, procure o que existe em comum entre eles. Quando aparece esse tipo de questão no Enem, geralmente, é cobrada a compreensão da relação existente entre as ideias. Marque os elementos em comum que você identificar em ambos os textos, ligar pontos também pode ajudar a ter uma boa interpretação.

Tenha intenção na leitura 

Muitas vezes não é necessário ler o texto por completo para responder determinados tipos de questões. Por isso, antes de focar sua atenção no texto em si, procure no enunciado da questão o que exatamente ela quer que você identifique no material, desta forma, você poderá fazer uma leitura mais intencionada e focada naquilo que deseja achar. Essa dica pode, muitas vezes, ser útil para poupar tempo na prova do Enem.

Confira também 5 dicas de como otimizar a sua leitura clicando aqui. 

banner_noticia_0607

Curtiu a matéria que quer saber mais dicas para mandar muito bem na interpretação de textos do Enem ? Não deixe de assistir a próxima aula de Português ao vivo e grátis do nosso curso Top Temas do Enem ! Acontecerá no dia 06 de julho, às 19h e você não pode perder !

Para assistir, acesse www.aovivo.enem.com.br.

Confirme sua presença para receber um lembrete antes da aula começar ! http://confirmacao.enem.com.br/toptemas3/

Ainda não conhece o Top Temas ? Não perde tempo, clique aqui !

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp