5 dicas para controlar seu tempo durante a prova do Enem

Para muitos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o controle do tempo durante a prova é umas das maiores dificuldades. Todos os candidatos possuem 4h30m para resolverem 90 questões no primeiro dia de prova e 5h30m para 90 questões e uma redação no segundo dia. O tempo parece ser suficiente, mas se você não souber administrá-lo da melhor maneira durante a resolução das questões, poderá acabar se prejudicando. Por isso, preparamos 5 dicas de como administrar o seu tempo durante o Enem:

Comece com as questões mais fáceis

A duração média para resolução de cada uma das 90 questões do Enem é de 3 min. Porém, é muito comum os candidatos perderem muito tempo em questões mais complexas e que exijam mais tempo. O ideal é sempre resolver as questões que você possui mais facilidade primeiro, assim você já garante os pontos das mais fáceis e pode se dedicar às questões mais difíceis e longas no resto do prazo.

Leia a pergunta antes do texto

É imprescindível que, em questões textuais, você leia a pergunta sempre antes de recorrer ao texto. Muitas vezes você pode ser capaz de achar a resposta correta sem necessariamente ler o texto, ou até mesmo realizar uma leitura mais direcionada para o comando da questão sem precisar de uma leitura completa. Desta forma você poderá poupar o tempo que seria utilizado para a leitura do texto, e usá-lo para a resolução de outras questões. (Veja como melhorar sua leitura durante a prova)

shutterstock_119669158

Faça anotações

Outra dica é sempre fazer anotações nas questões. Para não se perder e ter facilidade na hora da revisão durante os minutos finais, vale criar símbolos que te ajudem a identificar as questões mais fáceis e mais difíceis, e também sinalizar de alguma forma as questões que você teve que pular para serem resolvidas posteriormente. Você também pode utilizar um espaço de rascunho para ir anotando as questões que precisarem de revisão.

Trace um caminho

Os primeiros momentos do Enem normalmente acabam sendo os mais improdutivos, pois nesta hora o candidato ainda está um pouco ansioso e demora um tempo para pegar o ritmo da prova. Por isso, no primeiro dia de prova, você deve começar pelas áreas que possui mais afinidade ou facilidade, e que não te exijam muito. Já no segundo dia, é sempre recomendado começar pela redação (veja aqui uma dica de redação). Começando pela redação você poderá ter tempo suficiente para revisá-la no final, o que é muito necessário.

Pratique! 

A última dica, e não menos importante, é praticar! O melhor caminho para chegar ao exame mais relaxado e sabendo controlar o seu tempo é praticando bastante. Não deixe de fazer simulados dentro do mesmo prazo que você terá nos dias 05 e 06 de novembro, data das provas do Enem. Refazendo as provas anteriores você começará a entender suas maiores dificuldades com relação ao tempo e, a partir daí, poderá treinar o seu controle. Veja um simulado aqui.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp