5 dicas para aprender matemática de uma vez por todas!

Para muitos estudantes, a Matemática pode ser considerada um bicho de sete cabeças, por isso se sentem desmotivados quando o assunto é aprender esta matéria. Entretanto, esta ideia de que a Matemática é impossível de ser aprendida deve ser deixada de lado, principalmente por ser uma matéria muito importante e cobrada nos diversos vestibulares. Para isso, hoje, o QG do ENEM traz para você 5 dicas muito úteis para te ajudar neste processo de aprendizagem que farão você entender suas maiores dúvidas e dificuldades dentro deste campo de conhecimento.

Prática, prática e mais prática:

Essa dica pode parecer óbvia, mas a prática ou aplicação do conteúdo são estratégias essenciais para você fixar qualquer tipo de conhecimento dentro de sua mente. É impossível aprender matemática com propriedade apenas lendo e ouvindo. Para isso, você deve arregaçar suas mangas e resolver muitos, MUITOS exercícios. Quanto mais você praticar, mais rápido e com mais eficiência você irá aprender. Cada assunto dentro da matemática possui diversas vertentes, então, é muito importante que você procure resolver diferentes exercícios de formas distintas.

Revise seus erros:

Quando você estiver praticando, é importantíssimo prestar atenção no processo que você criou para chegar na solução do problema em questão. Desta forma, se você tiver cometido algum erro que impossibilitou você atingir o resultado esperado, você deve revisar todo este processo e entender onde suas habilidades falharam na hora de resolver o problema. Entender como você atingiu o objetivo da questão e onde você errou, quando for o caso, é uma ótima maneira de aprimorar suas habilidades e evitar os mesmos erros futuramente.

Domine os conceitos chaves:

Não tente memorizar o processo de resolução das questões. Isto não é nada produtivo. É muito melhor e mais recompensador no aprendizado da matemática você procurar entender a lógica que se dá por traz deste processo de resolução e, a partir disso, procurar identificar e entender os conceitos e habilidades chaves que você utilizou para resolver o problema.

Entenda suas dúvidas:

Muitas vezes você acaba se sentindo travado por não conseguir resolver corretamente um exercício e por isso se sente desmotivado para seguir em frente com seus estudos. É muito comum um estudante pular uma questão quando não sabe exatamente como resolvê-la, mas você deve evitar fazer isso ao máximo. É muito importante dedicar o tempo necessário para entender qual a sua dúvida no exercício, e sempre tentar por conta própria solucioná-lo.

Lembre-se que matemática requer tempo, paciência e dedicação para aprender com eficiência. Uma boa dica é estudar com algum amigo que possa te ajudar em problemas mais complexos que você está tendo muitas dificuldades para resolver ou tirar dúvidas com seus professores.

Crie um ambiente livre de distrações:

Estudar matemática é uma atividade que requer muita concentração. Por isso, estudar em um local apropriado, que não tenha nenhuma distração capaz de tirar seu foco no aprendizado, é essencial quando você precisa resolver equações complexas e problemas (Leia aqui dicas para ter foco). Para isso, é necessário que você se mantenha longe de aparelhos eletrônicos, principalmente celulares, e procure também estar longe de quaisquer ruídos que possam afetar seu processo de aprendizagem.

Outra dica para estudar matemática é estudar ouvindo música. Além de poder melhorar sua concentração, pode ajudar a criar uma atmosfera de relaxamento e estimular o fluxo da informação dentro de sua mente. Mas é claro, você não deve ouvir músicas agitadas ou com letras complexas que possam te distrair, música clássica é a melhor opção para criar este ambiente de relaxamento e concentração.

Agora que você já tem excelentes dicas para se aprofundar nos conhecimentos dos números, que tal dar uma olhada no nosso Curso Matemática do Zero que faz parte do curso Ilimitado 2018!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp