5 dicas de estudos para acelerar a sua aprendizagem

Hoje o Blog do QG está trazendo 5 técnicas para você acelerar o seu processo de aprendizagem, dá uma olhada:

1) Autoexplicação

A ideia principal da autoexplicação está principalmente na leitura. Quando você estiver lendo algo durante os seus estudos, comece a realizar pequenas pausas para explicar a si mesmo o que determinada frase, parágrafo ou conceito significa. Ao fazer isso, você irá perceber se precisa voltar um pouco no conteúdo que está aprendendo para absorver melhor a matéria, ou se está tudo claro o suficiente para seguir em frente. Esta técnica poderá evitar atrasos futuros nos seus estudos por não compreender bem o conteúdo.

2) Teste os seus conhecimentos

É muito importante você reservar parte do tempo de seus estudos para testar os seus conhecimentos e colocar a teoria em prática. Realizar exercícios da matéria não só é essencial para aprender com mais rapidez e eficiência, mas também para trabalhar a sua capacidade de memorização. Uma dica legal é você criar os seus próprios exercícios a partir daquilo que está aprendendo, e utiliza-los para praticar o conteúdo da matéria.

3) Pergunte a si mesmo 

Outra maneira muito legal de estudar com mais eficiência é sempre fazer perguntas para si mesmo, do tipo “por que isto é verdade?”. O motivo principal desta técnica de questionamento ser interessante, é porque ela faz com que você tenha a capacidade de interagir, durante os seus estudos, os novos aprendizados com os assuntos que você já sabe.

4) Prática distribuída

A prática distribuída consiste em organizar os seus estudos em curtos períodos de tempo ao longo do dia, em vez de concentrar todo o aprendizado em muitas horas seguidas de dedicação. Uma razão para esta prática ser tão eficiente é pelo motivo de você precisar “reiniciar” a sua memória sempre que começar cada sessão de estudos. Pausar o aprendizado e começar de novo é uma tarefa difícil para a sua mente, mas isso é bom, pois dessa forma você estará exercitando muito mais a sua capacidade de memorização, e verá o resultado a longo prazo.

5) Prática intercalada

Quando você estuda matemática, você precisa aprender uma grande quantidade de fórmulas. Por exemplo, você aprende uma equação para descobrir a área de um círculo, e você também precisa saber outra para descobrir o perímetro. Mas além de aprender a função de cada uma das fórmulas, você também poderá ser exigido a utilizar ambos os conhecimentos para achar uma única resposta, e você deve estar pronto para isso. Por este motivo, sempre busque intercalar os conhecimentos aprendidos, e ao invés de passar horas estudando um mesmo tópico, procure aprender diferentes assuntos enxergando a relação entre eles.

turmadeabril_postEstá começando a estudar agora? Que tal embarcar na nossa Turma de Abril e ter a melhor preparação para o Enem 2017?

Clique aqui e conheça os nossos cursos, vem com o QG 😄

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp