5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

Domingo, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Uma data importante para chamar a atenção de todas as esferas da população sobre os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Mas você sabe a história por trás deste dia? O Blog do QG te explica!

Como surgiu esta data?

Esta data foi instaurada pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 5 de junho de 1972, durante a conferência de Estocolmo, que tratou do tema ambiente. A escolha da data foi justamente para coincidir com esta importante conferência, que iniciou uma mudança no modo de ver a tratar as questões ambientais ao redor do mundo.

Qual o objetivo?

Os principais objetivos destas comemorações são: chamar atenção para as questões ambientais, estimular as pessoas a se tornarem agentes ativos no desenvolvimento sustentável e promover a mudança nas atitudes cotidianas em relação ao uso dos recursos naturais.

Dia Mundial do Meio Ambiente 2016

Todo ano, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) estabelece um tema para a comemoração do Dia do Meio Ambiente. Em 2015, a importância do consumo consciente foi o tema escolhido, neste ano, o tema abordado é a luta contra o comércio ilegal de animais silvestres.

O país escolhido para sediar o Dia Mundial do Meio Ambiente 2016 foi a Angola. Um dos principais motivos para esta escolha foi por ações tomadas pelo governo do país voltadas para as questões ambientais e a proteção de animais. Um exemplo destas políticas é um projeto do governo angolano para conservar e reconstruir populações de elefantes.

meio-ambiente-e1450010156642

O tema escolhido este ano é de grande importância para a Angola, onde a caça ilegal ameaça os esforços para incentivar o crescimento da população de elefantes, dizimada em uma guerra cível que ocorreu há décadas no país.

A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.

(Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972)

Quer saber como meio ambiente pode ser cobrado no Enem? Confira esta matéria!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp