28 de Abril – Dia da Educação

Hoje, 28 de Abril, comemora-se o Dia Mundial da Educação. A data faz referência ao encontro de representantes de 180 países participantes, inclusive o Brasil, do Fórum Mundial de Educação, realizado em abril de 2000, na cidade de Dakar, no Senegal, país da África. Na ocasião, foi assinado um documento intitulado: Declaração de Dakar. Educação para Todos – 2000. É um documento que visa o desenvolvimento humano no plano individual e coletivo:

(…) toda criança, jovem e adulto têm o direito humano de beneficiar-se de uma educação que satisfaça suas necessidades básicas de aprendizagem, no melhor e mais pleno sentido do termo (…). A educação enquanto um direito humano fundamental é a chave para (…) alcançar a participação efetiva nas sociedades e economias (DECLARAÇÃO DE DAKAR, 2000).

O dia da Educação é uma oportunidade de nos conscientizarmos ainda mais sobre a importância da educação, seja escolar, social, familiar. Vale apontar, que não deve ser a escola o único instrumento importante de educação de uma criança ou jovem.

O Estado tem o dever, garantido por lei, de garantir meios para o desenvolvimento educacional de todos os cidadãos, com qualidade e gratuitamente. Contudo, a família deve estar atenta e participar da formação dos valores sociais, éticos e morais do indivíduo.

Os participantes do Fórum Mundial de Educação de 2000 elaboraram os objetivos e as metas de educação para todos, para cada cidadão e para cada sociedade e se comprometeram a alcançá-los, o que não poderão fazer sozinhos, mas com o conjunto das comunidades. 

No dia de hoje, comemora-se o aniversário do Fórum Mundial de Educação de Dakar, o Dia da Educação. Precisamos utilizar a data como motivo para transmitir a importância dos valores educacionais para o desenvolvimento individual e coletivo de qualidade.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp