22 dicas para gabaritar a prova

Gabaritar a prova é o que todo mundo quer, né? A gente sabe que não tem uma receita de bolo, mas hoje, vamos deixar 22 dicas que vão te ajudar a se dar bem nas provas! Respira e vamos lá!

  1. Estude pegando no sono

A gente não conta história para criança dormir? Geralmente são histórias leves e alegres para que as crianças fechem os olhos e sonhem com isso. Então, você pode fazer a mesma coisa relacionada à matéria da sua prova. Durante o sono, o cérebro fortaleça as memórias novas, logo, você tem grandes chances de lembrar qualquer coisa que estava revisando antes de dormir.

  1. Divida em blocos

Dividir o estudo em blocos é uma ótima técnica para reforçar a matéria. Após a divisão, você sempre retoma aqueles pequenos blocos durante a semana da prova, assim, estará relembrando os assuntos estudados. Sempre revise os blocos antes de iniciar uma nova matéria.

  1. Conte uma história

A informação que você está aprendendo tem que ter algum sentido para que ela se retenha na sua cabeça. Uma boa dica é criar histórias malucas que contenham os detalhes que devem ser lembrados. Por exemplo, a clássica frase para lembrar a ordem dos planetas: Minha (Mercúrio) Velha (Vênus) Traga (Terra) Meu (Martes) Jantar (Júpiter): Sopa (Saturno), Uva (Urano), Nozes (Netuno) e Pão (Plutão).

  1. Mova-se

Estudos mostram que estudar a mesma coisa em ambientes diferentes nos torna menos propício a esquecer o conteúdo. Toda vez que a gente se move, forçamos o cérebro a fazer novas associações com o mesmo material, então, se torna uma memória mais forte.

  1. Tem que variar

Não fique o dia inteiro no mesmo tópico. Na hora que sentar pra estudar, estude tópicos diferentes até a hora de levantar. Isso nos ajuda a achar a solução de um problema durante a prova. Por exemplo, se você faz vários exercícios que a solução é divisão, sempre que pegar um novo, já saberá que a resposta é dividir. Porém, fazendo diversos problemas que envolvem multiplicação, divisão ou adição, te obriga a pensar qual estratégia é melhor naquela questão. Da mesma maneira que você terá que raciocinar na prova.

  1. Pratique

Simulados e provas antigas são ótimas formas de se preparar. A informação mais difícil de se lembrar na hora do simulado, é a que vai ficar mais presa na memória para o futuro. 😉 Lembrando que QGniano possui simulados com TRI!

  1. Faça resumos

Estudos mostram que guardamos mais as informações quando escrevemos do que quando digitamos. Passe a limpo as anotações mais importantes feitas em aula para que ela se reforce na memória.

  1. Gritoooo

Repetir o conteúdo em voz alta significa que você está guardando a informação mentalmente de duas formas: falando e ouvindo.

  1. Saiba o que beber

Beba cafés diferentes e descubra novos chás que ajudam na concentração.

  1. Você merece um agrado!

Um chocolate, uma volta no quarteirão, uma olhada no feed do Instagram, ou sei lá, qualquer coisa que te faça bem! Saber que temos algo bom nos esperando no final daquele bloco de estudos, nos motiva a estudar com mais vontade.

  1. Chega mais

Nem todo mundo consegue estudar em grupo, mas para aqueles que conseguem, é uma ótima opção. Escolha alguns amigos e marque sempre um dia da semana para revisarem algumas matérias. Selecione um líder para organizar as tarefas, o local, a trilha sonora, os lanches e manter a galera com foco.

  1. Dê um pause

Dê um pause para organizar os estudos. Não comece a semana estudando aleatoriamente para aquela prova de História. Organize os dias das semanas com horários e matérias que serão estudadas em cada bloco. Uma boa dica é seguir o plano de estudos do QG.

  1. Fique zen

Antes de começar a estudar por três horas, dê aquela viajada olhando para a parede por três minutos. A meditação reduz a ansiedade e aumenta o foco.

  1. Faça esportes

Exercitar o corpo é fundamental para manter o cérebro saudável e mais apto para estudar. Trinta minutos de uma corrida ou caminhada já é o suficiente para melhorar o tempo de processamento de informações do nosso cérebro e outras funções cognitivas importantes.

  1. Oh baby dance, dance, danceee

Música ajuda a combater o estresse. Cada um tem seu gosto particular, mas lembre-se que estudos comprovam que música clássica diminui o estresse e a ansiedade (recomendação da Elisa: estude ouvindo o 4º movimento da 6ª sinfonia de Beethoven 😉 )

  1. Vai um ômega aí?

Os ácidos graxos do Ômega-3, presentes em alguns peixes, nozes e azeite, são conhecidos por dar aquela moral para nosso cérebro. Estudos mostram que se alimentar de ômega-3 com ômega-6 antes de uma prova reduz a ansiedade.

  1. Dá um 10

Dar pausas constantes nos estudos ajuda a aumentar sua produtividade e a habilidade de focar em uma única tarefa.

  1. Leve seu sono a sério

Eu sei que pode ser tentador memorizar aquela lista de equações durante a noite. A verdade é que dificilmente uma pessoa que vire a noite para uma prova, vai gabaritá-la. Na realidade, não dormir afeta diretamente suas funções cognitivas de forma negativa além de aumentar sua sensibilidade para o estresse. Então, na semana de uma prova, tente manter as 8 horas de sono em dia.

  1. Foco

Eu sei que você estuda pelo QG e estudar online dá aquela tentação de olhar redes sociais ou outros sites. Mas durante os estudos, foque apenas nas aulas e não abra mais nenhuma aba no seu navegador.

  1. Respire

Assim como o professor Retka nos falou nessa dica, respire fundo e use técnicas de respiração para relaxar antes de provas ou depois de um longo dia de estudos.

  1. Movimentos para a memória

Alguns movimentos de yoga são ótimos para trabalhar a memória e o foco ao longo do dia. Tente alguns em casa mesmo para ver como se sente.

  1. Isso me pertence

Algumas pessoas estudam bem à noite, outras são mais ativas durante a manhã. Entenda o que seu corpo pede e o que te deixa mais preparado para uma prova. Devo estudar sozinha ou em grupo? Teste tudo e interprete os seus sinais!

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp