06 de Maio – Dia Nacional da Matemática

Comemorado em 6 de maio, o Dia Nacional da Matemática é uma homenagem ao matemático, escritor e educador brasileiro Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. Nascido em 06 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, Júlio César começou a lecionar aos 18 anos. Formou-se, posteriormente, em Engenharia Civil, mas nunca exerceu essa profissão. Muito apaixonado pela matemática e pela escrita, e por gostar de contar histórias, começou a envolver a matemática em seus enredos.

Júlio ganhou reconhecimento internacional por seus livros de matemática recreativa, didática e história da matemática. Sua obra mais famosa, “O homem que calculava”, é um romance que narra as aventuras de um calculista persa. O livro vendeu mais de 2 milhões de exemplares e está, atualmente, na 75ª edição. Além disso, foi ainda traduzido para o alemão, espanhol, inglês, italiano e até o esloveno.

A nível nacional, a então deputada Raquel Teixeira foi a responsável por apresentar um projeto de lei, em 05 de maio de 2004, para instituir o Dia Nacional da Matemática. A proposta de Raquel determinava um momento para refletir a educação matemática, incentivando os professores e estudantes a cultivar a cultura e o saber.

Em 26 de junho de 2013, foi sancionada a lei n° 12.835, que instituiu, oficialmente, o Dia Nacional da Matemática, que deve ser comemorado anualmente em todo o território nacional em 06 de maio.

Nesse sentido, ao estudar os conteúdos matemáticos para o Enem, procure as provas anteriores do exame (veja as provas anteriores do Enem aqui)e resolva as questões elencando todo o processo para a resolução, pontuando quais conceitos foram usados em cada uma, pois o ENEM procura alunos com criticidade e raciocínio lógico, algo que a Matemática por si só não garante (Veja mais dicas de Matemática aqui).

Para te ajudar, confira o curso do QG do Enem, Matemática do Zero. Nele, o professor Rodrigo Sacramento, te ajuda com toda matemática básica que você precisa para o Enem. Clique aqui.

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp