3 dicas para equilibrar os estudos e a ansiedade

Quando falamos de vestibular, muitas vezes não pensamos sobre o que está por trás dele para algumas pessoas: a ansiedade. Equilibrar a saúde mental com a ansiedade é algo difícil e que pode prejudicar o vestibulando em sua trajetória de estudos. Alguns momentos são mais difíceis, outros mais fáceis… mas ela sempre está ali.

Pra aliviar essa tensão, ainda mais nessa reta final para o ENEM, preparamos 3 dicas que vão te ajudar:

Organize seu dia e sua rotina de estudos

Como já dissemos diversas vezes aqui no blog, a rotina de estudos é fundamental para um vestibulando, assim como pode ajudar com a ansiedade. Montar um planejamento e considerá-lo como importante, fará com que sua mente se desperte e deixe a melhor amiga da ansiedade de lado: a procrastinação.

Tenha alguém para recorrer

Ter um amigo com quem se possa contar é uma boa estratégia para afastar a ansiedade e o estresse. Pode ser sua mãe, seu pai, um primo, melhor amigo, namorado, crush, ou até um animal de estimação. Fale besteira, desabafe, conte sobre seu dia, ou o que for necessário para retirar o peso das costas. É importante ter esse alguém disponível para estender a mão quando você precisar.

Separe um tempo pra você

Estudar pro vestibular é difícil e exige muito de cada pessoa em diversos fatores, começando pela quantidade de matérias a serem estudadas. Por isso, não deixe de pensar em ter seu tempo. O seu lazer é importante: assistir TV e série, ir ao cinema, conversar com os amigos, rir de memes, entre outras situações cotidianas que são deixadas de lado por alguns vestibulandos.

Nada vem fácil e sempre encontraremos obstáculos em nossa caminhada, mas se você começar a ver as situações com outros olhos, talvez fique mais leve de seguir qualquer caminho. 🙂

Boa sorte!

 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp