Violência infantil: como garantir os direitos da criança e do adolescente?

0
2428

QGnianos dos cursos Completo ENEM +, Combo Completo ENEM + Foca na Medicina, Combo Completo Enem + Foca nas Humanas ou do pacote ILIMITADO já podem começar a treinar redação com o nosso parceiro Imaginie! A maior plataforma de correções de redações para ENEM e vestibulares.

As redações deste tema podem ser entregues até o dia 19/03/2017.

As correções serão feitas diretamente no site da Imagine em www.imaginie.com.br. Para enviar a sua redação, siga o passo a passo: http://bit.ly/tutorialimaginie2.

 

TEMA: Violência infantil: como garantir os direitos da criança e do adolescente?

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Violência infantil: como garantir os direitos da criança e do adolescente?”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I
A história do menino Alex, 8, morto pelo pai depois de seguidas sessões de espancamento no Rio de Janeiro, no dia 17 de fevereiro, chocou o país e traz à tona uma triste realidade de abusos contra menores. De acordo com dados da SDH (Secretaria de Direitos Humanos), cerca de 70% dos casos de violência contra crianças e adolescentes no Brasil acontece em residências, seja da vítima ou do agressor. E, assim como Alex, pais e mães são os principais acusados: 170 mil denúncias – cerca de 53% do total – foram contra eles apenas em 2013.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimasnoticias/2014/03/11/violencia-domestica-70-das-criancas-vitimassofrem-as-agressoes-em-casa.htm


TEXTO II

De acordo com dados da Fundação das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as estatísticas apontam um cenário desolador em relação à violência contra crianças e adolescentes. A cada dia, em média, 129 casos de violência psicológica e física, incluindo a sexual, e negligência são reportados ao Disque Denúncia 100. Isso quer dizer que, a cada hora, cinco casos de violência contra meninas e meninos são registrados no País. Esse quadro pode ser ainda mais grave se levado em consideração que muitos desses crimes nunca chegam a ser denunciados.

Fonte: http://www.ebc.com.br/infantil/para-pais/2016/06/cada-hora5-casos-de-violencia-contra-criancas-sao-registrados-no-pais (Adaptado)

TEXTO III

imagem 1

Fonte: http://smsdcnovopalmares.blogspot.com.br/2012/06/salvem-as-nossas-criancas-esse-e-um.html

TEXTO IV

imagem2

Fonte: https://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf

Comentários

comentários

COMPARTILHE
Artigo anterior7 dicas para memorização nos estudos
Próximo artigoCrase: 5 dicas para usar corretamente
Formada em Comunicação Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), trabalha há mais de 2 anos com conteúdo para blogs e redes sociais. Atualmente, é responsável pelo Marketing e pelo Blog do QG do Enem.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA