Revolução Russa: um resumo em 5 tópicos

0
6909

A аппарат для дыхания фролова инструкция Revolução Russa foi um grande marco na História por ter quebrado paradigmas políticos. Enquanto as potências europeias já começavam a lutar pela democracia e iniciavam seus processos de industrialização, a Rússia era governada pelo как выбрать чайник электрический отзывы Czar (Imperador) e tinha sua economia dependente do sistema agrícola.

Para entender o porquê e como essa revolução eclodiu, é preciso conhecer uma sequência de fatos que a antecederam. E para estar bem preparado para os vestibulares, também é importante conhecer as consequências dessa revolução. Por isso preparamos esse resumo, em 5 tópicos, com os pontos principais da Revolução Russa.

диагноз миопатия дюшенна 1. Revolução Russa: como tudo começou

A Rússia vivia um grande atraso industrial em comparação com os seus vizinhos europeus, como a Inglaterra, a França, Alemanha e Áustria. Por causa desse atraso, o país enfrentou a derrota da Guerra da Crimeia (contra Inglaterra, França e Turquia). Como consequência, o czar Alexandre II tomou algumas medidas que transformaram a Rússia em um exportador de grãos e proporcionou o crescimento da população.

Mas o crescimento da produção agrícola não acompanhou o crescimento da população, que começou a passar fome, além de ter que arcar com altos impostos. Com os primeiros passos para industrialização, muitos russos saíram dos campos e foram buscar empregos na capital São Petersburgo. Mas o que encontraram foram o http://sharpshootermarketing.com/community/ohrana-truda-na-visote-novie-pravila.html охрана труда на высоте новые правила desemprego, o frio e a fome.

http://dentalservis79.ru/tech/escape-perevod-na-russkiy.html escape перевод на русский Domingo Sangrento: insatisfeitos com a situação precária em que viviam, em 1905 operários e camponeses marcharam até o Palácio de Inverno, do czar Nicolau II, pedindo melhores condições de vida e que fosse instalado um parlamento. Em resposta, guardas imperiais fuzilaram os manifestantes, deixando a neve manchada de sangue, dando nome ao evento. Como consequência do domingo sangrento, foi instalado o Parlamento, chamado de Duma.

http://dogovor-usluga.ru/delo/mirovoy-politicheskiy-protsess-struktura.html мировой политический процесс структура 2. As consequências da Primeira Guerra Mundial

Com a explosão da Primeira Guerra Mundial, a participação da Rússia ao lado dos Aliados prejudicou sua situação econômica (devido a falta de abastecimento e o aumento da inflação) e agravou as tensões sociais. Com a crise e a insatisfação agravadas, o czar foi derrubado e um governo provisório foi instalado pela Duma, o que deu oportunidades para atuação dos grupos contrários ao czarismo. Grande parte da oposição ao governo czarista era formada por simpatizantes das ideias de http://www.thomasastonhomes.co.uk/delo/sobitiya-vo-vremya-pravleniya-ivana-groznogo.html события во время правления ивана грозного Karl Marx (o pai do Comunismo).

решение логарифмических выражений 3. Os grupos de oposição ao Czar

достопримечательности волгограда описание Bolcheviques: функции права понятие виды проблема их трансформации  eram a maioria, liderada por Vladimir Lênin, que acreditavam na revolução socialista e que o governo deveria ser controlado pelo proletariado, por meio de uma ditadura formada pela aliança entre trabalhadores e camponeses. Por exigirem a retirada da Rússia da Primeira Guerra, esse grupo ganhou apoiadores e foram os responsáveis pelo golpe que derrubou o governo provisório.

http://andreiamaia.com.br/tech/grizha-zashemlenie-sedalishnogo-nerva.html грыжа защемление седалищного нерва Mencheviques:  eram a minoria, liderada por Julius Martov, que apoiavam uma revolução moderada. Acreditavam que os trabalhadores poderiam chegar ao poder por meios legais e que era necessário o surgimento da democracia e o pleno funcionamento do capitalismo antes que um governo socialista pudesse ser instalado. 

http://shamatha.ru/delo/zadachi-po-pravovim-osnovam.html задачи по правовым основам 4. Revolução Russa de Fevereiro e Outubro de 1917

константиновой усадьбе селигер Revolução de Fevereiro de 1917: como consequência do cenário agravado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, muitas greves e passeatas explodiram na tentativa de exigir melhorias. Chegou ao ponto das tropas czaristas se recusarem a impedir as revoltas, o que culminou na abdicação do czar Nicolau II e na instalação do governo provisório.

поздравление с первым днем зимы Revolução de Outubro de 1917: revolução que colocou os bolcheviques no poder, quando Lênin conquistou a Capital, com apoio de uma milícia popular, e obrigou a renúncia do governo provisório. Os bolcheviques prometiam утепленный плитный фундамент paz, pão e terra.

5. A formação da URSS

Após a Revolução de Outubro, instalou-se a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) que, a princípio, provocou um grande crescimento econômico e transformou a URSS em uma grande potência econômica e militar. Entretanto, o governo continuou autoritário e repressor, calando qualquer ideia contrária ao princípio do socialismo. Mas essa já é outra história 😉

QUER SABER MAIS SOBRE REVOLUÇÃO RUSSA?

Para saber mais detalhes sobre a Revolução Russa, não perca que rolou do curso
Completo Enem +, com os professores Leonardo Bahiense e Leandro Lima, sobre “A Revolução Russa e o socialismo real“.

 

 

 

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA