Qual profissão devo seguir?

0
1928
Qual profissão devo seguir?

“Qual profissão devo seguir?” essa é uma pergunta bem comum entre os alunos do ensino médio, que já estão pensando em qual curso prestar nos vestibulares e/ou no ENEM. A pressão de tomar uma decisão como essa quando se tem apenas 17, 18 anos deixa muitos QGnianos inseguros sem saber qual caminho percorrer.

O primeiro grande passo é pesquisar sobre as profissões que te interessam. Aqui no blog do QG você encontra algumas informações essenciais para cada perfil profissional: o que fazem, algumas características da personalidade desses profissionais, quais são os ramos de atuação no mercado e quais as melhores universidades para a graduação exigida.

Mas para tomar a sua decisão é preciso conhecer além desses pontos. Principalmente quando seu interesse está voltado para áreas mais conhecidas, como Direito, que nos dão a impressão de já sabermos tudo sobre a profissão. E essa idealização da carreira pode levar a equívocos durante a escolha do seu curso superior.

Dicas para escolher qual profissão seguir

Uma das dicas do Facilitando Escolhas, mencionadas no ebook 10 sacadas para escolher a sua profissão, é de criar intimidade com a profissão para entender como funciona o dia a dia desse profissional e quais os prós e contras dessa carreira. Por isso é importante ter contato com alguém da área e entender os porquês dessa pessoa gostar do trabalho, sem deixar de explorar também os pontos que considera contras. Afinal, toda profissão tem seu lado ruim.

No entanto, também é importante  lembrar que o que pode ser bom pra alguém pode não ser tão bom para você, isso varia de acordo com os gostos de cada um. Outro ponto importante que Orientação Profissional cita no ebook é entender como anda o mercado da profissão que você pensa seguir, pois caso o mercado esteja muito fechado, oferecendo poucas vagas de emprego, pode ser um fator que influenciará na sua decisão.

Para ver todas as dicas do Facilitando Escolhas, faça o download do ebook 10 sacadas para a escolha da sua profissão.

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA