Impactos ambientais do consumo no século XXI.

0
283
Impactos ambientais do consumo no seculo XXI

QGnianos! Saiu mais um tema de redação do curso Redação na Prática 2017. Vale lembrar que os alunos do pacote ILIMITADO, a partir de agora, terão um prazo de uma semana para entregar cada tema para correção.  Já os alunos do curso Redação na Prática terão 15 dias para entregar cada tema para correção. As correções são feitas pela nossa parceira Imaginie, a maior plataforma de correções de redações para ENEM e vestibulares.

Redação na Prática: as redações deste tema podem ser entregues até o dia 21/05/2017.

Ilimitado: as redações deste tema podem ser entregues até o dia 14/05/2017.

 

TEMA: IMPACTOS AMBIENTAIS DO CONSUMO NO SÉCULO XXI

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Impactos ambientais do consumo no século XXI”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

Impactos ambientaisFonte: https://br.pinterest.com/pin/507851295457831864/

TEXTO II
A sustentabilidade é um complexo de coisas que envolve o meio ambiente, a sociedade, a economia e o consumo. Na hora de comprar um produto, precisamos levar em conta não apenas o fato de estar adquirindo um bem, mas sim o impacto que isto terá na natureza, na geração de emprego e em condições de trabalho melhores. Por essas e outras, é necessário mudar o padrão de consumo, sair da ideia de obsolescência rápida para a durabilidade dos produtos. Do ponto de vista social, todos os impactos ambientais negativos acabam se refletindo na saúde das pessoas. Hoje, mais ou menos dois terços das doenças que chegam ao sistema público de saúde são devido à água poluída. Mudar a maneira de comprar, mudas as opções do ponto de vista social e ambiental, vai se refletir num meio ambiente mais lindo e em saúde melhor.

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/defesado-consumidor/para-especialista-conscientizacao-do-consumidoressencial-20414929#ixzz4Y286IPsf (Adaptado)

TEXTO III
A avaliação dos impactos ambientais do descarte das embalagens impressas engloba a soma de todos os impactos ao longo do ciclo de vida destes materiais, sendo, portanto, uma tarefa complexa. Desta forma, quanto menor a perda no processo produtivo de impressão, menores os impactos ambientais, levando à redução dos resíduos sólidos. Com base nisso, podemos concluir que os principais danos decorrentes da poluição associada ao uso do solo são:

• A disposição inadequada de resíduos sólidos leva à infiltração do chorume para as camadas mais profundas, causando contaminação dos solos, de aquíferos subterrâneos e de mananciais;

• Disposição inadequada de resíduos sólidos com a presença de elementos, compostos e/ou metais pesados nas embalagens de papel, cartão, papelão, de produtos alimentícios, jornais, revistas etc., com tintas de impressão gráfica líquida ou pastosa.

Os elementos, compostos ou metais pesados são absorvidos pelo corpo humano por meio do ar, água, alimentos e contato térmico, com tendência à acumulação de metais pesados. No caso de resíduos sólidos, a preocupação ambiental relaciona-se com sua elevada toxidade e facilidade para bioacumulação, além de seu uso em grande escala em processos produtivos diversos, incluindo tintas de impressão gráfica.

Fonte: http://www.revistatecnologiagrafica.com.br/index.php?option=com_c ontent&id=4754:o-impacto-ambiental-do-descarte-de-embalagenscom-tintas-de-impressao

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA