Dia Internacional das Mulheres

0
1341

Hoje, dia 8 de março, é o Dia Internacional da Mulher. Uma importante data para celebrar e dar reconhecimento às grandes conquistas sociais, culturais, econômicas e políticas das mulheres na sociedade. Mas você sabia o porquê dessa data ser comemorada no dia 8 de março?

Um longo caminho foi percorrido para que pudesse existir essa celebração que conhecemos hoje. Um marco simbólico que iniciou essa luta foi um incidente ocorrido em 25 de março de 1911. Neste, mais de 130 mulheres operárias morreram carbonizadas a partir de um incêndio em uma fábrica têxtil onde atuavam em penosas condições de trabalho. O incêndio ocorrido marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século XX, no entanto, outros eventos anteriores a este século também foram importantes para a criação da data.

Desde o final do século XIX, as organizações femininas, provenientes de diversos movimentos operários, reivindicavam seus direitos em diversos países da Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de aproximadamente 15 horas e os baixos salários introduzidos pela Revolução Industrial, levaram milhares de mulheres a protestarem e organizarem grandes greves durante o período.

O primeiro Dia Nacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos. O Partido Socialista norte-americano designou este dia em honra a uma grande greve das trabalhadoras ocorrida no ano anterior. Nesta, mais de 3 mil mulheres se reuniram no centro de Nova Iorque para protestarem contra as condições de trabalho e a favor de seus direitos trabalhistas.

Em 1910, a Internacional Socialista, reunião que aconteceu em Copenhague, proclamou o Dia Internacional da Mulher para reivindicar o sufrágio feminino. A resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de 100 representantes de 17 países presentes na conferência. Uma data fixa não foi estipulada, mas se passou a celebrar em alguns países da Europa o Dia Internacional da Mulher no ano seguinte a conferência, inicialmente em 19 de março.

Essa data combativa passou a se espalhar para outras regiões. Em fevereiro de 1913, as

Fonte: Google Imagens
Fonte: Google Imagens

mulheres Russas celebraram o Dia da Mulher, e com o passar dos anos outros países foram incorporando a data. Em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano adotado pela Rússia até então), aproximadamente 90 mil operárias protestaram contra o Czar Nicolau II, devido às más condições de trabalho, à fome e à participação russa na Guerra em um protesto conhecido como “Pão e Paz”.

Somente em 1975, durante o primeiro ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu oficialmente o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher, tornando essa data um momento importante para reivindicar a igualdade de direito.

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA