Competências da redação do ENEM

0
2950

Porque tem que ser feita uma redação no ENEM? Bom, a escrita é fundamental para a formação de qualquer cidadão, mesmo que não necessite em seu meio profissional e pessoal com muita frequência. Além disso, dominar a escrita ajuda também na interpretação, que é muito exigida na prova, como já falamos aqui no nosso blog. É difícil vermos alguém que escreve bem com dificuldades em interpretação e vice-versa.

A avaliação da redação visa algumas habilidades do aluno que está prestando o exame como: repertório cultural, capacidade de fazer citações, seu potencial em concentrar informações sobre determinado tema, sua habilidade em propor soluções para problemas sociais, assim por diante.

A redação do ENEM é redigida de forma dissertativa-argumentativa, ou seja, na redação se deve defender um ponto de vista sobre o tema proposto. A avaliação é feita através de 5 critérios, chamados de competências. São eles:

1 – Domínio da norma culta da Língua Portuguesa:
Avalia-se a capacidade de o aluno utilizar a linguagem formal na produção do texto e que tenha domínio das regras de nossa língua.

2 – Domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo e compreensão da proposta:
É avaliada a capacidade do candidato de desenvolver um texto no tipo proposto, defendendo um ponto de vista e é avaliado também compreensão do candidato sobre o tema indicado.

3 – Coerência Textual:
Neste critério, o aluno deverá demonstrar capacidade de reunir argumentos em torno de uma ideia principal, selecionando informações sobre o tema.

4 – Coesão Textual:
Avalia-se a organização de orações, frases e parágrafos que resultará num texto claro e eficaz.

5 – Validade da proposta de intervenção:
O candidato deve apresentar as propostas de solução dos problemas sociais abordados na sua redação e elas devem ser válidas e coerentes com o que foi proposto.

Lembrando que cada competência tem a pontuação máxima de 200 e desenvolver um texto ciente do que elas pedem irá ajudar e muito nos seus resultados. Quem sabe não rola um 1000? 😀

Treinar é muito importante e o QG pode te ajudar, se você ainda não tem o Redação na Prática corre aqui.

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA