Como a leitura pode te ajudar no ENEM?

0
1827

A leitura pode ser um meio de lazer, mas definitivamente ela não se reduz a apenas entretenimento. Quem adquiri o hábito da leitura usufrui de vários benefícios que podem, inclusive, te ajudar muito na hora de se destacar no ENEM. Quer saber como? A gente te conta.

1. Ajuda a desenvolver o seu vocabulário

Além de dominar melhor a língua portuguesa, quem tem o hábito de ler está o tempo todo em contato com novos vocábulos, que acabam entrando para o seu dia a dia – principalmente na hora de escrever. Com um vocabulário amplo, o estudante consegue evitar repetições de palavras, tornando o texto mais fluido.

Existe ainda um estudo, realizado pela Emory University, que mostrou que quem tem o hábito de ler diferentes obras tem sua estrutura cerebral alterada. Estas pessoas desenvolvem uma alta conectividade no córtex temporal esquerdo, parte do cérebro responsável pela assimilação da linguagem. Que tal utilizar este benefício a favor da sua redação no ENEM?

2. Expande o conhecimento e o pensamento crítico

Ler diferentes livros de diversos assuntos amplia o seu conhecimento e te dá uma visão de mundo diferenciada. Com conhecimento de fatos e situações é possível debater temas sabendo argumentar e a utilizar as informações a seu favor. Além disso, a leitura permite que entremos em contato com épocas e realidades diferentes, o que desencadeia uma série de reflexões que, por sua vez, desenvolvem o nosso pensamento crítico.

Não é preciso dizer mais nada, não é? Quer benefício melhor do que este na hora de escrever uma dissertação argumentativa?

3. Aumenta a empatia e desenvolve a imaginação

O estudo da Emory University também aponta que com as conectividades do córtex esquerdo desenvolvidas, o cérebro consegue associar de forma mais rápida ideias com as sensações que elas representam. Desta forma, quem tem o hábito da leitura tem uma aptidão maior em sentir empatia. Isto é, conseguem se imaginar na pele do personagem (e de outras pessoas) com mais facilidade.

Um bom treino para redação, no texto argumentativo, é se colocar no lugar do outro e escrever defendendo aquilo que você não acredita tanto. Desta forma é possível prever as contra-argumentações e as quebrar antecipadamente na sua redação 😉

4. Melhora a saúde

Um estudo do jornal Neurology,de 2013, mostrou que pessoas que mantém o hábito de ler após a vida adulta preservam por mais tempo suas habilidades mentais, podendo retardar doenças como o Alzheimer.

5. Diminui o estresse

Ler durante apenas 6 minutos já diminui a frequência cardíaca e a tensão dos músculos, é o que aponta uma pesquisa, realizada em 2009, pela Universidade de Sussex. De acordo com esta pesquisa, só nesses minutos iniciais de leitura já diminuímos 68% o nível de estresse. E todos concordamos que ano de ENEM e de vestibular é bem estressante, certo?

Para usufruir de todos esses benefícios é preciso ler e quanto mais variado o tipo de leitura, melhor será para o seu aprendizado. Que tal começar conhecendo um pouco sobre os gêneros literários e suas obras? Dia 23/01 tem aula ao vivo e gratuita de Literatura com o professor do QG, Marco Laurindo.

Literatura-Banner
Clique na imagem e confirme sua presença.

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA