Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil

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QGnianos! Saiu do forno o primeiro tema de redação do curso Completo Enem +. Vale lembrar que os alunos do curso do pacote ILIMITADO a partir de agora terão direito a 4 redações por mês (2 redações do curso Completo Enem + e 2 redações do curso Redação na Prática). Os temas do Completo Enem + são quinzenais e as correções são feitas pela nossa parceira Imaginie.

As redações deste tema podem ser entregues até o dia 02/04/2017.

As correções serão feitas diretamente no site da Imagine em www.imaginie.com.br. Para enviar a sua redação, confira este tutorial: http://bit.ly/tutorialimaginie2.

TEMA: Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil.

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTO I

sistema educacional 2

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/diagrama/noticia/2012/09/dinheiro-nem-sempre-traz-educacao.html

TEXTO II

sistema educacional 1

Fonte: http://www.lecom.com.br/blog/2012/11/29/educacao-no-brasil-em-20-infograficos/

TEXTO III

A falta de ensino adequado em ambas as disciplinas básicas (português e matemática) é nociva por dois motivos. Primeiro, rouba do aluno chances de desenvolver todas as competências necessárias para poder escolher, no futuro, o caminho que seguirá no mercado de trabalho. É o que se aprende na escola que determina esse caminho. Se o aluno é melhor em matemática, a tendência é seguir a área de exatas. Se tiver facilidade na leitura e na escrita, a área escolhida será de humanas, e o mesmo acontece com ciências. A escola tem obrigação de preparar o aluno para escolher qualquer uma dessas áreas. “Isso, sim, é poder de escolha”, afirma Ernesto Faria, coordenador de projetos da Fundação Lemann. “Se souber só matemática, ou só português, ou só ciências, ele não terá opções de verdade. Estamos tirando opções desses alunos.”

Fonte: http://epoca.globo.com/tempo/noticia/2013/12/bconta-do-fracassob-
na-educacao.html (Adaptado)

TEXTO III

BBC Brasil – O que seria a escola do século 21? Viviane Senna – Quando falamos em escola do século 21 as pessoas pensam que estamos falando em levar tablets e smartphones para as salas de aula. Não é só isso. É claro que essas novas tecnologias da informação são importantes, mas não são suficientes. São uma pequena parte dessa imensa revolução na produção de conhecimento que estamos vivenciando. O que precisamos é de uma escola que consiga preparar as crianças para viver, se relacionar e trabalhar em um mundo complexo como o que temos hoje, uma sociedade e uma economia do conhecimento.

Fonte: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150525_viviane_senna_ru

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