Saiba como usar a nota do ENEM para estudar em Portugal

1
1663

Além de ser a principal forma de acesso às universidades brasileiras, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é aceito por 12 instituições de ensino superior em Portugal, ideal para aqueles que desejam cursar a graduação no país.

Após uma mudança na legislação portuguesa que passou a permitir com que as universidades criassem processos seletivos para alunos estrangeiros (2014), várias instituições passaram a firmar acordo com o Inep afim de aproveitar o exame para ingresso de brasileiros em suas graduações.

As universidades participantes oferecem centenas de cursos das mais diversas áreas, mas é importante lembrar que as vagas são limitadas. Para aqueles que pretendem o curso de Medicina, não é possível se candidatar com a nota do ENEM devido a uma lei portuguesa que obriga que o acesso a esse curso seja feito somente pelos exames nacionais.

фк армавир новости Como se candidatar?

Não existem critérios fixos de seleção, podendo variar para cada universidade de escolha. Porém, geralmente é necessário atingir no mínimo 600 pontos (entenda a pontuação do Enem) e ter prestado o ENEM há no máximo três anos.

O processo de seleção é feito diretamente com a universidade de interesse do aluno e muitas dessas instituições costumam oferecer três prazos de candidaturas, prioritariamente no primeiro semestre.

пожелание мужу на день рождения Qual o custo?

A educação superior em Portugal, em maior parte, é financiada pelo governo. No entanto, este benefício não se aplica a estudantes que estão fora da União Europeia. As universidades do país cobram um valor anual em uma faixa de 1000 a 7000 euros, além de outras taxas como candidatura, matrícula, passagem e hospedagem.

Muitas das universidades também oferecem bolsas para os estudantes que obtiveram um bom resultado no ENEM, o que pode reduzir significativamente o valor a ser investido no curso de graduação e dar oportunidade àqueles que não podem arcar com os custos.

http://lextv.ru/community/korteksin-skolko-kolot-vzroslim.html кортексин сколько колоть взрослым Quais universidades aceitam o ENEM?

A primeira universidade portuguesa a usar a nota do ENEM como forma de ingresso para os cursos de ensino superior foi a Universidade de Coimbra, tendo hoje aproximadamente dois mil brasileiros dentre os 44 cursos de graduação oferecidos.

Royal_Palace,_Universidade_de_Coimbra_(10249002256)
Universidade de Coimbra (UC)

Para ingressar na instituição, o aluno deve ter atingido no mínimo 600 pontos no ENEM em uma das três últimas edições do exame, anteriores ao ano de sua candidatura. Alguns cursos exigem uma pontuação mínima específica, por isso é importante ficar atento.

Confira abaixo a lista completa das universidades portuguesas que aceitam o ENEM e seus respectivos sites oficiais para informação e contato:

Universidade de Lisboa (UL)

проверить по imei страну производства www.ulisboa.pt

Universidade de Coimbra (UC)

http://maurer-palinka.hu/leon/raspisanie-402-marshrutki-sosnoviy-bor-spb-2017.html расписание 402 маршрутки сосновый бор спб 2017 www.uc.pt/brasil

Instituto Politécnico de Coimbra (IPC)

медикаментозное лечение суставов ноги рук portal.ipc.pt/portal/portal/Ingresso09/EstudanteInternacional

Instituto Politécnico do Porto (IPP)

http://morgangurney.com/leon/kreditnaya-karta-skb-otzivi.html кредитная карта скб отзывы www.portal.ipp.pt/index.aspx

Universidade do Algarve (UAlg)

сущность финансового рынка www.ualg.pt/rc/pt/content/estudantes-internacionais

Universidade de Aveiro (UA):

бланк теста амтхауэра www.ua.pt

Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)

сколько длится очередь в храм www.ipbeja.pt/alunos/EstudInternacional/Paginas/default.aspx

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)

http://gyumolcslegyartas.hu/delo/dogovor-s-postavshikami-obrazets.html договор с поставщиками образец www.ipca.pt/

Instituto Politécnico da Guarda (IPG)

1001 маршрутка расписание www.ipg.pt/estudantes_internacionais/

Instituto Politécnico de Leiria (IPL)

природные минералы фото и описание www.ipleiria.pt/internacional/estudantes-internacionais/

Instituto Politécnico Portalegre (IPPortoalegre)

найти угловой коэффициент касательной проведенной к графику www.ipportalegre.pt

Universidade da Beira Interior (UBI)

http://kamin-rostov.ru/community/11-sm-skolko-metrov.html 11 см сколько метров www.brasil.ubi.pt/ 

Para conseguir uma boa pontuação no ENEM e garantir sua vaga em uma universidade, seja aqui noCompleto2016-MLv1_compreco Brasil ou em Portugal, assine nosso curso completo e seja um vestibulando de sucesso !

Comentários

comentários

1 COMENTÁRIO

  1. Sei que a vida de imigrante não é fácil, já fui imigrante e conheçon as dificuldades de uma pessoa que sai do seu país de origem.
    Tenho uma página no facebook, nela dá pra conhecer melhor Portugal a realidade da vida Num Pais estrangeiro… deixei o link pra vocês conhecerem.

DEIXE UMA RESPOSTA