O desafio da gestão do lixo na atualidade

0
7744

Texto 1

 Qual o problema do lixo?

Todos temos ouvido falar muito que o lixo é um problema. Mas ao cidadão comum parece o problema do lixo só existe quando há interrupção na coleta do lixo e os lixeiros deixam de passar na sua porta. É de arrepiar, não é verdade? Sacos e sacos amontoando-se nas calçadas, exalando mau cheiro, atraindo insetos e outros animais. Em resumo: poluindo e sujando a porta da sua casa.

O que é preciso entender é que, mesmo quando o lixo é recolhido pelos lixeiros, ele não desaparece, apenas é levado para outro lugar. E é preciso muito cuidado para que ele não cause os problemas que estava causando na porta de sua casa em outro lugar. Afinal, a cidade também é nossa casa, assim como o país, o continente e o Planeta.

O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume é excessivo e vem aumentando progressivamente, principalmente nos grandes centros urbanos, atingindo quantidades impressionantes, como os 14 milhões de quilos coletados diariamente na Cidade de São Paulo. Além disso, os locais para disposição de todo esse material estão se esgotando rapidamente, exigindo iniciativas urgentes para a redução da quantidade enviada para os aterros sanitários, aterros clandestinos ou lixões. O lixo, como os demais problemas ambientais, tornou-se uma questão que excede à capacidade dos órgãos governamentais e necessita da participação da sociedade para sua solução. (…)

(http://www.institutogea.org.br/lixo/o-problema-lixo/)

Texto 2

lixo 2

(www.colunistas.com)

Texto 3

Só 994 municípios do País têm coleta seletiva, aponta IBGE

Sul e Sudeste são as regiões que mais reciclam lixo. Norte e Nordeste ainda adotam lixões

lixo 1

(http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/so-994-municipios-do-pais-tem-coleta-seletiva-aponta-ibge/n1237754000724.html)

Texto 4

RJ contrata ONG da família Grael para retirar lixo da Baía para Olimpíadas

 Governo contratou em regime de urgência, quando não há licitação.

Baía de Guanabara terá evento teste para jogos em agosto.

O Governo do Estado contratou serviços de uma ONG para retirar lixo flutuante da baía de Guanabara, conforme mostrou o RJTV, nesta quarta-feira (25). Cinco ecobarreiras serão construídas até agosto no canal do Cunha e nos rios Meriti, Bomba e Imboaçu, pontos críticos dos resíduos. Cada uma delas vai custar R$ 1 milhão.

As ecobarreiras terão gaiolas gigantes para armazenar lixo e facilitar sua remoção. O roteiro de coleta feito pelos ecobarcos também passará a ser definido por um computador, que vai antecipar o movimento das marés.

A ONG Instituto Rumo Náutico foi contratada por R$ 20 milhões em regime de urgência, quando não há licitação. O objetivo é retirar todo o lixo flutuante das águas da Baía antes do evento teste do iatismo, o último antes dos Jogos Olímpicos de 2016. A organização pertence à família Grael, que já conquistou medalhas olímpicas no esporte com os irmãos Torben e Lars Grael. (…)

(http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/03/rj-contrata-ong-da-familia-grael-para-retirar-lixo-da-baia-para-olimpiadas.html)

 

Com base na leitura dos seguintes textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema O desafio da gestão do lixo na atualidade, apresentando experiência ou proposta de ação social, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

 

 

Instruções

– O texto definitivo deve ser escrito à tinta, na folha própria, em até 30 linhas.

– A redação com até 7 (sete) linhas escritas será considerada “insuficiente” e receberá nota zero.

– A redação que fugir ao tema ou que não atender ao tipo dissertativo-argumentativo receberá nota zero.

– A redação que apresentar proposta de intervenção que desrespeite os direitos humanos receberá nota zero.

– A redação que apresentar cópia dos textos da Proposta de Redação terá o número de linhas copiadas desconsiderado para efeito de correção.

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA