Novo Acordo Ortográfico: Mudanças na Acentuação dos Ditongos Abertos éi e ói

0
7011

O Novo Acordo Ortográfico começou a ser discutido em 1975 e foi assinado em 1990 pelos oito países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Confirmado por todos os países, exceto Angola e Moçambique, entrou em vigor em 2009 em Portugal e no Brasil, mas previa um período de adaptação, durante o qual seriam aceites as duas grafias. Após prolongado o prazo inicialmente previsto, de três anos, esse período terminou no próximo ano em Portugal (maio) e no Brasil (dezembro). 

O acordo foi ratificado pelo Brasil em 2008, pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com previsão de passar por um período de adaptação, até dezembro de 2012, entrando oficialmente em vigor a partir de janeiro deste ano.

Veja as outras regras aqui.

MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO DOS DITONGOS ABERTOS ÉI E ÓI

  1. Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento tônico na penúltima sílaba).
Como era Como fica
alcalóide alcaloide
alcatéia alcateia
andróide androide
apóia (verbo apoiar)apoia
apóio (verbo apoiar)apoio
asteróide asteroide
bóia boia
celulóide celuloide
clarabóia claraboia
colméia colmeia
Coréia Coreia
debilóide debiloide
epopéia epopeia
estóico estoico
estréia estreia
estréio (verbo estrear) estreio
geléia geleia
heróico heroico
idéia ideia
jibóia jiboia
jóia joia
odisséia odisseia
paranóia paranoia
paranóico paranoico
platéia plateia
tramóia tramoia

 

Atenção: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas e os monossílabos tônicos terminados em éis e ói (s). Exemplos: papéis, herói, heróis, dói (verbo doer), sóis etc.

 

 

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA