Matemática e suas Tecnologias: Como interpretar as imagens no Enem

0
2366

Na prova de matemática do Enem, muitas vezes, será cobrada do candidato a capacidade de interpretar imagens para a resolução de uma questão. Seja a partir do uso de gráficos ou de questões que envolvam figuras geométricas. Essas situações sempre irão aparecer, e a interpretação correta destas imagens é essencial. Para mandar bem no Enem, saiba quais são as principais dicas para interpretar imagens na prova de Matemática.

Leia com atenção: Os gráficos sempre terão lugar marcado na prova de Matemática do Enem, e a dica principal para interpretá-los da maneira correta é: realizar a leitura do enunciado com a maior atenção possível. Ler atentamente em combinação com uma análise dos dados presentes no gráfico da questão, pode ser a chave para encontrar a resposta correta. Ao analisar um gráfico, também é importante verificar qual o tipo que está sendo usado e quantas grandezas estão sendo utilizadas para a representação dos dados.

Use a imaginação: Em questões que envolvam formas geométricas, algumas noções de lógica e um pouco de imaginação podem ser essenciais para resolver o problema. O Enem costuma utilizar objetos do cotidiano para representar figuras geométricas, ou também situações em que você tenha que imaginar uma figura geométrica dobrada em outros formatos. Nestes casos, tente imaginar essas formas em outras dimensões, ou imagine-se com um papel na mão formando tais imagens.

Recorra ao seu conhecimento: Quando se deparar com imagens complexas na prova do Enem, nunca deixe de recorrer ao seu conhecimento prévio sobre o assunto para uma boa interpretação. Em uma questão de polígonos, por exemplo, pode ser bem fácil achar a resposta correta sem realizar cálculos complexos, quando já existe uma certa familiaridade com as imagens. O segredo é estudar todas as propriedades dos principais polígonos, dessa forma, com certeza você irá poupar um bom tempo quando se deparar com essas questões.

Agora que você já sabe os passos para interpretar uma imagem na prova de matemática do Enem, veja como podemos resolver a questão abaixo:

Atualmente existem diversas locadoras de veículos, permitindo uma concorrência saudável para o mercado, fazendo com que os preços se tornem acessíveis. Nas locadoras P e Q, o valor da diária de seus carros depende da distância percorrida, conforme o gráfico.

questao146.jpg

O valor pago na locadora Q é menor ou igual àquele pago na locadora P para distâncias, em quilômetros, presentes em qual(is) intervalo(s)?

a) De 20 a 100.

b) De 80 a 130.

c) De 100 a 160.

d) De 0 a 20 e de 100 a 160.

e) De 40 a 80 e de 130 a 160.

Como resolver? Nesta questão, uma boa leitura do gráfico é o único pré-requisito para achar a reposta correta. Como o enunciado pede para identificarmos entre quais distâncias o valor pago pela locadora Q é menor que a locadora P, a única coisa que precisamos fazer é localizar no gráfico os pontos em que a linha Q está embaixo da linha P. Observe que os pontos se encontram em dois momentos, o que indica valores correspondentes. Para achar a resposta, basta observar os momentos em que a linha Q está embaixo destas interseções, ou seja: de 0 a 20 e de 100 a 160. Nossa resposta correta é a letra d. 

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA