Dicas de Estudo: Como criar um mapa mental ?

0
11121

Os mapas mentais podem servir como uma excelente ferramenta para quem está estudando para o vestibular. Além de aumentar a sua capacidade de memorização, ajuda na associação de ideias e fixação do conteúdo, e isso se dá devido a uma série de princípios.

Mas você sabe o que é um mapa mental? Ou como nosso cérebro funciona diante desta ferramenta de estudo? Hoje, o QG do Enem irá te ajudar a entender este funcionamento e te apresentar um roteiro simples e eficaz de como criar um mapa mental para te auxiliar nos estudos.

Entendendo nosso cérebro:

Seu cérebro é uma máquina gigante de associações, e para operá-lo, você só precisa entender seus pensamentos. O que acontece quando você ouve uma música, cheira um perfume ou come um sorvete? Qualquer uma dessas ações faz com que um conjunto associado de pensamentos ocorra em seu cérebro.

Deste modo, cada cheiro, gosto, som ou sensação pode ser representado como uma esfera central que pode se dividir em centenas, dezenas ou milhares de pensamentos. Este processo mental é conhecido como “radial pensamento” e pode ser representado graficamente através de um mapa da mente.

mapa-mental-organize-o-seu-dia1

Além do mais, as imagens ativam numerosas funções cerebrais, o que melhora nossa memória e nossa capacidade de associar ideias. Assim, um mapa mental, que é essencialmente imagem e organização de ideias, uma vez desenvolvido, é um recurso ideal para estimular a atividade cerebral.

Como fazer um mapa mental passo a passo:

como-fazer-um-mapa-mental-1Primeiro Passo:  O primeiro passo para construir seu mapa mental é representar visualmente o seu tópico central, ou seja, o nome do tema que você deseja estudar. Neste nosso exemplo, vamos fazer um mapa mental sobre literatura brasileira.

Segundo Passo:  Em seguida, você deve criar tópicos secundários com as principais ideiascomo-fazer-um-mapa-mental-2
que pretende desenvolver sobre o tema. Neste nosso exemplo, iremos abordar como tópicos secundários cada época da literatura brasileira.

 

como-fazer-um-mapa-mental-3Terceiro Passo: Nesta fase, você irá pensar em tudo o que se relaciona com esse tópico e desenvolver essas ideias. Neste processo de elaboração é onde realmente está a magia do mapa mental. No nosso caso, iremos explorar o estilo, história e autores de cada época.

É importante que você crie seu mapa mental da forma que achar melhor. Você pode adicionar recursos visuais como símbolos, fotos e também anotações relacionadas a cada tópico, deixando seu mapa mais completo.

Literatura-Brasileira

Além disso, usar diferentes cores ajuda a identificar e separar os temas dentro de cada tópico, então não economize no lápis de cor!
Completo2016-MLv1_comprecoAgora que você já sabe como construir um mapa mental, você pode usar esta ferramenta para estudar para o vestibular junto com o nosso Curso Completo ENEM 2016 ! Tem combinação melhor ?! Não perca tempo, confira aqui!

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA