Férias: o que estudar para o Enem?

0
983

Férias e agora, o que estudar para o enem?

As férias chegaram, mas em ano de vestibular, as coisas ficam um pouco mais complicadas. Bate logo aquele peso na consciência do “eu deveria estar estudando”. A gente, do QG do Enem, acha que deveria mesmo. Claro que não podemos deixar de lado nosso tempo de lazer, mas vestibulando não pode marcar bobeira.

Pensando nisso, nossos professores e o Super Vestibular pensaram 10 temas para vocês estudarem durante as férias. Curtiu? Então, confira:

1. Gêneros Textuais

Em geral, a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias aborda questões que levem o candidato a apontar algumas intenções discursivas, com base em gêneros textuais diversos. Segundo a Professora Priscila Gomes, “além de reconhecer os usos da norma-padrão da língua portuguesa em diferentes contextos, o aluno precisa compreender as variantes sociais, regionais, históricas, por exemplo, para uma boa leitura e uma melhor interpretação”.

2. Movimento Modernista

Em relação à parte da prova que trata de Literatura, um dos temas mais importantes é o Movimento Modernista. O Professor Marco Laurindo alerta que os alunos devem estar atentos aos desdobramentos e retomadas dessa tendência, além de ser capaz de associar literatura e seus diversos movimentos e história.

3. Revoltas Urbanas

Entre os temas que podem constar na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, há de se destacar os aspectos de algumas revoltas populares que marcaram a história do Brasil, em especial a República Oligárquica (1894-1930). De acordo com o Professor Leonardo Bahiense, revoltas como a da Vacina e a da Chibata, por exemplo, evidenciam a luta dos brasileiros em favor da cidadania.

Vele lembrar que uma das competências avaliadas pelo Enem é a capacidade de analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas. Por isso, essas revoltas que aconteceram em uma época em que a cidadania ainda estava por ser construída podem ganhar espaço em algumas questões da prova.

4. Impactos Ambientais

O Professor Rafael Cafezeiro, de Biologia, destaca que temas ligados aos efeitos da ação do homem na natureza podem ocupar boa parte da prova de Ciência da Natureza e suas Tecnologias. A poluição merece destaque sempre, porque é um tema muito atual e abre possibilidade de diferentes abordagens. O Ciclo do Nitrogênio e a presença de Nitrato no solo são outros temas prováveis, graças à grande disparidade que existe entre os prós e contras para o meio ambiente.

5. Cálculos Estequiométricos

Além de exigir o conhecimento necessário para interpretação de dados e das quantidades das substâncias envolvidas em diversos processos químicos, essa temática exige muita interdisciplinaridade. Segundo o Professor João Roberto Mazzei, “o candidato deve realizar uma boa interpretação de textos sobre o que trata o enunciado, compreender dados e associá-lo à grandeza que a questão solicita”.

No entanto, o que pega mesmo são os números. É preciso conhecer as principais ferramentas matemáticas, como regra de três simples e composta. Por fim, é claro que os candidatos precisam ter o domínio dos conhecimentos ligados à Química para resolver a questão: Fórmulas Químicas, Equações Químicas, Ajuste de Coeficiente das Equações, Cálculo da Massa Molar e Relações entre as Grandezas.

6. Gráficos de cinemática e gráficos de termodinâmica

Se engana quem pensa que interpretação no Enem é só de texto. As questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias exigem, entre outras coisas, o conhecimento e interpretação de gráficos. Sobretudo, a disciplina de Física pode apresentar vários tipos de gráficos, cada um deles aplicável a um tipo de informação ou dado estatístico. Para o Professor Fábio Vidal é de suma importância interpretar corretamente os gráficos disponibilizados em textos, notícias, entre outras situações, pois o Enem cobra essa habilidade constantemente.

7. Função afim e função quadrática

Considerando o uso de gráfico em muitas questões do Enem, é essencial que o candidato tenha domínio de funções para facilitar a interpretação dos gráficos. De acordo com o Professor Rodrigo Sacramento, Função Afim e Função Quadrática estão entre os principais conteúdos cobrados na prova de Matemática e suas Tecnologias.

8. O Negro na Sociedade Brasileira

Considerando as atualidades, que são abordadas em diversos tópicos do Enem, um tema que é recorrente no exame é a luta por direitos civis, em diversos cenários. Especificamente no Brasil, isso pode fazer uma grande ligação com a importância do negro na cultura brasileira. Para o Professor Marcelo Tavares, questões que abordarem tal tema podem versar sobre o sentido da escravidão mercantilista, a abolição no império, a inserção do negro na sociedade republicana e capitalista e o avanço do movimento negro.

Além de tratar questões de raça, essa temática demonstra um movimento continuado em torno da liberdade e cidadania, que podem constar em outras partes do exame.
A Abolição da Escravatura e a inserção do negro na sociedade são temas que podem constar na prova de humanidades.

9. Domínio da Linguagem

Além das questões objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, o estudante deve estar preparado para elaborar uma Redação de até 30 linhas. Por isso, é indispensável que o candidato tenha domínio do uso da língua portuguesa, sabendo adequá-la às diversas situações comunicativas. O texto deve ser feito em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre o tema proposto.

10. Atualidades

Não só durante as férias, mas os estudantes devem estar atentos a questões atuais que se destacaram no Brasil e no mundo nos últimos anos. Além de um possível tema de redação ligado a atualidades, questões de diversos grupos de disciplinas podem abordar temáticas atuais.

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA