Estude Física pelo YouTube

A palavra dinâmica é de origem grega dynamic, que significa forte. Já em Física, dinâmica é o ramo que estuda as causas dos movimentos.

1
1290

Dinâmica é um dos assuntos que mais caem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e demais vestibulares do Brasil em razão de sua importância, pois ela é indispensável para a compreensão de outros conceitos e para a explicação de vários fenômenos naturais. Por isso, o QG do Enem traz esse assunto para que você resolva as possíveis questões sobre dinâmica no Enem sem desespero.

A palavra dinâmica é de origem grega dynamic, que significa forte. Já em Física, dinâmica é o ramo que estuda as causas dos movimentos. É um ramo muito amplo que envolve diferentes conteúdos. Assim, veja quais são os conteúdos que constam no edital do Enem:

Conhecimentos básicos e fundamentais – Noções de ordem de grandeza. Notação Científica. Sistema Internacional de Unidades. Metodologia de investigação: a procura de regularidades e de sinais na interpretação física do mundo. Observações e mensurações: representação de grandezas físicas como grandezas mensuráveis. Ferramentas básicas: gráficos e vetores. Conceituação de grandezas vetoriais e escalares. Operações básicas com vetores.

O movimento, o equilíbrio e a descoberta de leis físicas – Grandezas fundamentais da mecânica: tempo, espaço, velocidade e aceleração. Relação histórica entre força e movimento. Descrições do movimento e sua interpretação: quantificação do movimento e sua descrição matemática e gráfica. Casos especiais de movimentos e suas regularidades observáveis. Conceito de inércia. (…)Noção de força centrípeta e sua quantificação. A hidrostática: aspectos históricos e variáveis relevantes. Empuxo. Princípios de Pascal, Arquimedes e Stevin: condições de flutuação, relação entre diferença de nível e pressão hidrostática.

Energia, trabalho e potência – Conceituação de trabalho, energia e potência. Conceito de energia potencial e de energia cinética (…) Trabalho da força gravitacional e energia potencial gravitacional. Forças conservativas e dissipativas.

A Mecânica e o funcionamento do Universo – Força peso. Aceleração gravitacional. Lei da Gravitação Universal. Leis de Kepler(…)Concepções históricas sobre a origem do universo e sua evolução.

Fenômenos Elétricos e Magnéticos – Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico (…) Potência e consumo de energia em dispositivos elétricos. Campo magnético. Imãs permanentes. Linhas de campo magnético. Campo magnético terrestre.

Oscilações, ondas, óptica e radiação – Feixes e frentes de ondas. Reflexão e refração. Óptica geométrica: lentes e espelhos. Formação de imagens. Instrumentos ópticos simples. Fenômenos ondulatórios. Pulsos e ondas. Período, frequência, ciclo. Propagação: relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda. Ondas em diferentes meios de propagação.

O calor e os fenômenos térmicos – Conceitos de calor e de temperatura. Escalas termométricas. Transferência de calor e equilíbrio térmico. Capacidade calorífica e calor específico. Condução do calor. Dilatação térmica. Mudanças de estado físico e calor latente de transformação. Comportamento de Gases ideais. Máquinas térmicas. Ciclo de Carnot. Leis da Termodinâmica. Aplicações e fenômenos térmicos de uso cotidiano. Compreensão de fenômenos climáticos relacionados ao ciclo da água.

Dessa forma, para resolver questões sobre Dinâmica no Enem é preciso estudar os conteúdos, em especial “Os tipos de Força” e as “Leis de Newton” que são conteúdos fundamentais dessa área de conhecimento.

Agora que você já conferiu quais os conteúdos que são cobrados em física no edital do Enem, veja algumas vídeoaulas sobre o tema com o nosso professor de física Vidal.

Dinâmica

Dinâmica – Principais tipos de força

Dinâmica – Leis de Newton (leia mais aqui)

Comentários

comentários

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA