Atualidades para o Enem: O que aconteceu no ano de 2016?

0
5878

Fizemos uma retrospectiva do que passou de mais importante aqui no Blog do QG sobre atualidades para o Enem. Dá uma olhada:

ночные линзы пермь
http://geraldinepharmacy.co.nz/tech/evroset-severomorsk-katalog-tovarov.html евросеть североморск каталог товаров Zika Vírus

É importante que o aluno que esteja se preparando para o Enem e vestibulares tenha noções sobre o comportamento do mosquito Aedes aegypti; principais criadouros; as doenças que pode transmitir; a relação entre o Aedes e a microcefalia; e as formas de prevenir o contato com o mosquito.  Veja a matéria. 

http://eims.pl/community/karta-baryatino-kaluzhskoy-oblasti.html карта барятино калужской области Processo de Impeachment 

Vários mitos e inconsistências sobre o processo de impeachment se espalharam rapidamente pela internet e nas redes sociais. Várias dúvidas ainda pairam no ar, então, o QG preparou este post para que suas dúvidas desapareçam de forma prática e divertida! Veja a matéria.

трудовая книжка заполнение образец скачать Segurança na Internet 

Para o Enem e vestibulares, é muito importante estar atualizado sobre tudo que acontece. O ambiente digital está em constante transformação, e a segurança dentro da Internet é um dos assuntos mais discutidos do momento, com grande potencial de virar  tema da redação do Enem 2016. Veja a matéria.

метро крылатское на схеме метро Guerra na Síria 

A história é bem complicada mesmo. Por isso resolvemos simplificar e te mostrar a linha do tempo da guerra da Síria que, infelizmente, já dura 5 anos. Esta matéria foi dividida em duas partes, veja: Parte 1  | Parte 2.

http://clinicasanjuanbautista.com/leon/navitel-96-karti-2016.html navitel 9.6 карты 2016 Atentado em Bruxelas 

Para muitos brasileiros, a Bélgica é um país muito distante que raramente ganha destaque na nossa sociedade. Infelizmente, hoje, não se fala de outro lugar. É na Bélgica que a sede da União Europeia se localiza, além de ser reconhecida pelos deliciosos chocolates e por ser a origem de personagens mundialmente famosos como Tintin, Os Smurfs e Asterix e Obelix. Veja a matéria.

календарный планв старшей группемой город Homofobia: O Preconceito e a luta por igualdade de direitos 

Os Estados Unidos viveram na madrugada do dia 12 de junho deste ano, um de seus atentados mais marcante da história. O norte-americano de ascendência afegã, Omar Mateen, invadiu a boate Pulse matando pelo menos 50 pessoas e ferindo 53. Veja a matéria. 

http://dc-design.ru/tech/stihotvorenie-belaya-bereza-tekst.html стихотворение белая береза текст Crise dos imigrantes da Europa 

Estamos vivendo a mais grave crise dos imigrantes. Mais de 350.000 pessoas deslocaram-se de países islâmicos, sobretudo da Síria e da Líbia, em direção à Europa. Os imigrantes geralmente chegam à Europa pela Grécia ou pela Itália e, de lá, muitos tentam chegar à Alemanha. Veja a matéria. 

iphone 6s повис на шнурке что делать Nacionalização de empresas na America Latina

A nacionalização ou  estatização significa transformar empresas privadas em empresas públicas ou estatais. As nacionalizações na América Latina mais recentes ocorreram na Venezuela, Argentina e Bolívia. Em abril deste ano (2016), a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, anunciou a expropriação da petroleira YPF, que era controlada pela empresa espanhola Repsol. Veja a matéria.

орлов основы конструирования Entenda a polêmica da Pílula do Câncer 

As cápsulas com a substância foram distribuídas gratuitamente durante mais de 20 anos para pacientes, os quais relataram que o uso da substância melhorou o quadro clínico. Veja a matéria. 

http://hotel-parovoz.ru/tech/testi-po-organizatsii-proizvodstva-predpriyatiy-pitaniya.html тесты по организации производства предприятий питания Crise econômica no Brasil 

Atualmente, falamos na crise econômica de 2016 não como uma possibilidade, mas como uma continuação piorada da crise que se abateu sobre o país este ano. Recessão, inflação em alta, aumento do desemprego e dívida elevada fazem parte do atual cenário da economia brasileira. Nesta matéria, explicaremos o que acontece com a economia do nosso país. Veja a matéria. 

сколько пьете магния Brexit: o que acontece com a saída do Reino Unido da União Europeia

Os britânicos votaram a favor da saída do Reino Unido da União Europeia. Isto significa que ocorrerão na relação dos britânicos com os seus vizinhos e com o mundo. Este acontecimento afetará a economia, as políticas migratórias e muito mais no território britânico. Veja a matéria. 

http://hayuntiempo.wach91.com/community/modisv-tambove-katalog-odezhdi.html модисв тамбове каталог одежды Conflito entre Israel e Palestina 

Quando falamos sobre os conflitos Israel e Palestina, a resposta mais comum é que eles estão em guerra há séculos ou que o motivo principal é a religião. No entanto, mais ou menos há um século o local era pacificado. Existem dois capítulos diferentes neste conflito: o conflito Israel-Árabe e o segundo, menor e mais agressivo, Israel-Palestina. Veja a matéria. 

http://naturalnik.pl/delo/kto-pomog-chipollino-sbezhat-iz-tyurmi.html кто помог чиполлино сбежать из тюрьмы Olimpíadas Rio 2016

A 31ª edição dos Jogos Olímpicos ocorreu este ano na cidade do Rio de Janeiro. Como falta pouco tempo para o Enem, o QG apresentou uma série especial de posts para você entender como o evento pode cair em cada uma das avaliações do exame. Parte 1 Parte 2  | Parte 3 .

http://www.master-pro.pl/community/hodyachie-mertvetsi-opisanie-1-sezona.html ходячие мертвецы описание 1 сезона Crise hídrica no Brasil e no mundo 

A mais alarmante estiagem da Região Sudeste ocorreu no verão de 2013 para 2014. As seis represas que constituem o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 55% da população da região metropolitana de São Paulo, chegaram a contar com menos 4% do volume total. Veja a matéria. 

Alimentos transgênicos 

Devido ao avanço da engenharia genética, o cultivo de culturas transgênicas cresce mundialmente, principalmente nos países emergentes. A aceitação desse tipo de tecnologia está ligada à necessidade de aumentar a produção de alimentos no planeta. Veja a matéria. 

As ocupações estudantis

Os protestos dos estudantes chamaram a atenção para os grandes entraves que afetam a educação no país, em cada nível de ensino – do básico (que compreende a Educação Infantil), Ensino Fundamental e o Ensino Médio, ao Superior. Veja a matéria. 

50 anos da Revolução Cultural 

Há 50 anos, a Revolução Cultural na China acontecia. Por isso, contamos um pouquinho do que foi este processo no país aqui no blog do QG. Nos três primeiros anos da Revolução, a população chinesa idolatrou a figura do líder, Mao Tsé-tung, mas também viveu em um cenário de uma forte repressão. Veja a matéria. 

Qual o cenário atual das drogas no mundo?

Em 1971, a guerra contra a produção e venda de drogas ilícitas teve início nos Estados Unidos. A estratégia começou internamente com o consumo e, externamente, nos países produtores de coca e maconha. O país chegou a instalar bases militares na Colômbia com o intuito de destruir as plantações e combater os cartéis de drogas. Veja a matéria.

20 anos da proibição de mulheres nas escolas no regime Talibã 

Talibã é um movimento islâmico nacionalista que foi adquirido pelo Paquistão e Afeganistão, no ano de 1996, completando neste ano, 20 anos do regime em domínio nestes locais. Considerado por outros países como uma organização terrorista, o movimento é extremamente rígido com a população que é regida por ele. Veja a matéria. 

Reforma agrária no Brasil 

No Brasil, a concentração de terras nas mãos de poucos é um cenário bastante preocupante. As grandes propriedades, que representam cerca de apenas 2% do total de imóveis rurais, ocupam quase 50% da área total própria para agropecuária. Nesta realidade, os minifúndios e as pequenas propriedades, que atualmente correspondem a mais de 90% dos imóveis, ocupam cerca de um terço do total de terras. Veja a matéria.

desigualdade_post

Racismo nas redes sociais

Casos recentes de ofensas racistas pelas redes sociais contra a jornalista Maria Júlia Coutinho, a atriz Taís Araújo e a cantora Ludmila ganharam destaque na imprensa. Em julho e outubro de 2015, Maria Júlia e Taís, foram alvos de comentários racistas no Facebook. Parte 1  | Parte 2.

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA