Enem 2016: Como o assunto “drogas” pode ser cobrado no Exame?

Pouca informação sobre os reais efeitos e consequências das drogas no organismo estão disponíveis

0
5640

Drogas é um assunto que nunca sai de moda. Entretanto, curiosos e especialistas continuam querendo saber mais sobre os efeitos que  causam no organismo, logo, é um assunto potencial para ser abordado nas provas do Enem 2016.

As drogas atuam no cérebro, causando algum tipo de alteração em seu funcionamento e, por consequência, afetam o comportamento, humor, equilíbrio, consciência, entre outras habilidades. Dentre esse grupo, encontram-se medicamentos, o álcool, a cafeína, a nicotina (presente no cigarro), o tetra-hidrocanabinol (THC, encontrado na maconha), a psilocibina (em alguns tipos de cogumelos), a dietilamida do ácido lisérgico (LSD), o ecstasy, a cocaína, entre outros.

A reportagem “Um só não basta” – disponível em http://www.abp.org.br/portal/um-so-nao-basta, nos motiva a pensar e estudar a ação de certas substâncias no organismo humano. As drogas são classificadas por conta de sua ação no Sistema Nervoso Central (SNC) em: depressoras, estimulantes e perturbadoras.

Classificação Efeito Exemplos
Depressoras Diminuem a atividade cerebral Álcool, soníferos, heroína, morfina, ópio, lança-perfume, cola de sapateiro
Estimulantes Aumentam a atividade cerebral, ativando os sentidos Cocaína, cafeína, crack, teobromina (chocolates), anfetaminas
Perturbadoras Não aumentam nem diminuem a atividade cerebral, mas modificam seu funcionamento Tetra-hidrocanabinol (THC, encontrado na maconha), a psilocibina (presente em alguns cogumelos), o LSD, o ecstasy

Pouca informação sobre os reais efeitos e consequências das drogas no organismo estão disponíveis. No documentário “Como funcionam as drogas?”, produzido pelo Discovery Channel e disponível na internet, é possível acompanhar as consequências imediatas do uso de drogas em voluntários sob supervisão de uma equipe médica. No Enem 2016, o assunto em questão pode ser cobrado das seguintes formas:

 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Pode ser cobrado através da análise de textos que peçam a discussão dos seguintes temas: mudanças no organismo e tráfico de drogas.

 

    Matemática e suas Tecnologias Pode aparecer como pano de fundo a fim de que sejam feitas análises matemáticas através de: probabilidades, porcentagens e gráficos

 

 Ciências da Natureza e suas Tecnologias Geralmente,  é um assunto mais cobrado em biologia e química. As possíveis abordagens são: efeitos das drogas no organismo, análise celular das substâncias e absorção no organismo.

 

 Ciências Humanas e suas Tecnologias Uma abordagem social pode ser: medidas governamentais de combate às drogas.

 

Comentários

comentários

COMPARTILHE
Artigo anteriorUFOP Recebe Calouro Fabiano
Próximo artigoAplicativo QG
Graduada em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. Atuou nos dois segmentos do ensino fundamental e ensino médio.

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA