Conheça o curso de Engenharia Civil

0
457

O que faz

O engenheiro civil projeta, supervisiona, constrói, calcula, reforma e mantém edificações e infraestruturas – como pontes, rodovias, vias, residências, prédios, pontes, entre outros. Também pode realizar avaliações, como vistorias e perícias, de forma técnica. Existem diversas áreas em que o profissional pode atuar, as quais veremos a seguir.

Perfil do profissional

A responsabilidade de projetar algo para colocá-lo em prática exige atenção e dedicação do engenheiro. O trabalho em equipe é importante e essencial, no qual supervisionar ou unir conhecimentos com outras áreas, como Arquitetura e Urbanismo (saiba mais), é essencial.

O curso

A duração média do curso bacharelado é de 5 anos. Nos primeiros anos, os alunos estudarão Física, Química e Cálculo de forma que possam aplicar o conhecimento adquirido em todo o curso. Por exemplo, nas matérias voltadas para o estudo de Estática da Estruturas, Desenho técnico, Eletricidade, Estruturas (concreto, madeira e aço), Hidráulica, Mecânica dos Solos e Resistência dos Materiais. Dependendo da área em que for exercer, esses conhecimentos iniciais também serão aplicados no mercado de trabalho.
Mercado de trabalho

As áreas em que o engenheiro civil pode atuar da construção civil urbana são:

– Projeções, construções e reformas de prédios e grandes instalações como shoppings, aeroportos, museus, entre outros.

– Projeções de estruturas e fundações que dão apoio às construções, englobando a supervisão de dimensões da obra e materiais necessários para a realização delas;

– Gerência na manutenção de infraestrutura de prédios;

– Projeção e realização de obras em rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e estacionamentos na área de transporte e infraestrutura urbana.

– Projeção e construção de obras de saneamento básico como: redes de captação de esgoto, redes de tratamento de água e esgoto.

Os engenheiros civis também podem atuar na área hidráulica, onde projetam, gerenciam e executam obras de barragens, canais, sistemas de irrigação, drenagem, reservatórios ou obras costeiras.

É necessário estar registrado no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) para ser um Engenheiro Civil e exercer sua função.

Onde estudar

Segundo o ranking universitário do Folha de São Paulo as melhores universidades para cursar Engenharia Civil são:

1º Universidade de São Paulo (USP)

2º Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

3º Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

4º Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

5º Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Comentários

comentários

Sem comentários

DEIXE UMA RESPOSTA